Yuval Abraham, um dos diretores do documentário “Sem chão”, que venceu o Oscar 2025, publicou no X (antigo Twitter) o desaparecimento de Hamdan Ballal, Co-diretor da produção.
De acordo com Abraham, um grupo de “colonos” teria invadido a casa de Ballal e o agredido. Ballal pediu socorro, mas assim que a ambulância chegou, os “soldados” o levaram, e até o momento segue desaparecido.
A group of settlers just lynched Hamdan Ballal, co director of our film no other land. They beat him and he has injuries in his head and stomach, bleeding. Soldiers invaded the ambulance he called, and took him. No sign of him since.
— Yuval Abraham יובל אברהם (@yuval_abraham) March 24, 2025
Além de ser documentáristas, Yuval é também jornalista e cobre os conflitos entre Israel e Palestina.
O documentário “Sem Chão” é também dirigido por Rachel Szor e Basel Adra.
Sem Chão
O documentário vencedor do Óscar 2025 é um condesamento simbólico de um processo histórico que tem acontecido durante boa parte do século XX, e que ganha aqui – através, sim, da história ítima de Adra, sua família e sua comunidade – uma dimensão pessoal que apenas o cinema proporciona.
O longa começa por volta de 2009, com filmagens rudimentares de demolições coordenadas pelo exército israelense na comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, um conjunto de pequenas aldeias palestinas que sofrem pressão violenta das forças ocupadores para deixar o local, onde muitas das famílias dos moradores vivem há mais de séculos.
A produção que já era elogiada, ganhou ainda mais destaque após vencer o Oscar de Melhor Documnetário de 2025.
(Informaçõe do portal Omelete)
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.