Começou. A escolha pelo novo Papa pode ser definida a qualquer momento, após os 133 cardeais terem se fechado na Capela Sistina, no Vaticano, nesta quarta-feira (7). Por volta das 11h40 (horário de MS), o pedido “Extra Omnes” (“Todos fora”, em latim) foi feito e iniciou o período da primeira votação.
O resultado da escolha será divulgado pelas tradicionais fumaças liberadas na chaminé da capela. A previsão para o primeiro resultado era às 13h, mas teve atraso.
A fumaça de cor branca indica que um dos cardeais recebeu ao menos dois terços dos votos e foi escolhido como novo Papa. Já a de cor preta significa que não houve uma definição, e será necessária outra votação.
No primeiro dia, ocorre apenas uma rodada de votação. A partir de amanhã, podem acontecer até quatro por dia, sendo duas pela manhã e duas pela tarde.
Vale lembrar que é pouco provável que um novo Papa seja definido ainda hoje. Na era moderna, nenhum conclave teve o pontífice definido no primeiro dia.
Fumaça preta
A escolha pelo novo Papa ainda não teve seu resultado definitivo. A fumaça preta emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicou que nenhum dos cardeais concorrentes ao cargo obteve ao menos dois terços dos votos.
Com isso, uma nova votação deverá ser realizada amanhã, na quinta-feira (8), logo pela manhã. O dia pode contar com até quatro rodadas de votos, sendo a primeira delas às 4h30 horário de MS. As outras serão as 6h, 11h30 e 13h, no horário de Mato Grosso do Sul. Só haverá fumaça na primeira e terceira votação caso seja definido o novo pontífice.
Se não houver consenso até o quarto dia de votação, é feita uma pausa para oração e conversa entre os cardeais. As votações retornam no sexto dia e seguem até o 12º, caso necessário.
Após 12 dias e 34 votações, a escolha passa a ser apenas entre os dois mais votados do 34º turno. No entanto, ainda serão necessários dois terços para eleger um novo Papa.
*Com informações do UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
*Matéria editada às 15h30 para acréscimo de informações