Um camarão-fada foi encontrado em um lago raso na Índia. Ele é considerado uma nova espécie marinha, visto que nada de cabeça para baixo e tem aparência considerada etérea por cientistas.
O animal surgiu nos Gates Ocidentais, cordilheira localizada no estado de Marashtra, a cerca de 165 km de Mumbai. O lago tem apenas um metro de profundidade e é usado por gados e girinos. A nova espécie de camarão-fada, denominada Streptocephalus warliae, foi descrita por pesquisadores em julho, na revista Zoosystematics and Evolution.
A espécie mede cerca de 2 cm. Uma das características mais marcantes é o par duplo de antenas. Assim como outros camarões-fada, ele nada de cabeça para baixo, com as pernas para o alto, o que dá ao animal um aspecto “mágico”.
Espécie efêmera
O nome warliae é uma homenagem ao povo indígena Warli, que vive na região. “As mulheres da tribo são conhecidas por criar pinturas murais distintas, popularmente chamadas de ‘pintura Warli’, feitas com materiais naturais como pasta de arroz, goma e terra vermelha. O uso de círculos, triângulos e quadrados nas pinturas reflete a forte conexão do povo com a ‘mãe natureza'”.
Esses crustáceos costumam viver em lagos temporários, que surgem com a chuva e desaparecem na seca. Por isso, são considerados efêmeros e encantadores.
Durante a pesquisa, cientistas encontraram até mesmo uma fêmea carregando dezenas de ovos. Segundo eles, a região ainda é pouco estudada e pode esconder outras espécies exclusivas. O estudo revelou a sétima espécie do gênero Streptocephalus registrada no subcontinente indiano.
*Informações UOL
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***