Pular para o conteúdo
Mundo

Brasileiros já foram algemados outras vezes em voos de deportação dos EUA

Algema é uma determinação dos Estados Unidos em voos de deportação, independente do país de origem dos imigrantes
Agência Estado -
brasileiros deportados algemas
Brasileiros deportados (Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt/via X/UOL)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada das algemas de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos em um voo que pousou em (AM) na noite de sexta-feira, 24, após um problema técnico – o destino final seria (MG). Para o trecho brasileiro da viagem, que acontece neste sábado, 25, o governo determinou que ele será realizado por um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), e, nele, os passageiros não estarão acorrentados ou algemados. A informação foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Essa, no entanto, não foi a primeira vez que pessoas brasileiras deportadas dos Estados Unidos foram algemadas e acorrentadas pelas autoridades americanas. Desta vez, o governo conseguiu exigir a retirada das algemas por conta do pouso inesperado em Manaus. Assim, foi possível detectar a situação e interferir, uma vez que o avião já estava em solo brasileiro – das 158 pessoas no voo que partiu dos EUA, 88 são brasileiros.

“Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, diz o comunicado.

“Ao tomar conhecimento da situação, o Presidente Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança”, declara o ministério.

Outras situações

Pessoas que são enviadas de volta ao Brasil pelo governo americano relatam o uso de algemas. Em maio de 2021, por exemplo, um voo de deportados pelo governo Biden também chegou a Belo Horizonte na mesma condição. Todos os 30 brasileiros, que estavam detidos após entrarem no país de forma ilegal, viajaram com mãos e pés acorrentados por determinação das autoridades americanas.

Em setembro do mesmo ano, o governo americano solicitou ao Brasil autorização para ampliar a frequência de voos de deportação ao País para três voos semanais (até então, havia a autorização para um por semana). Na época, o concordou com dois voos semanais e pediu aos EUA que os deportados não fossem algemados no voo. O Itamaraty destacou ainda, na ocasião, que a maioria dos cidadãos deportados não possuem condenação criminal prévia e não representa ameaça à segurança da aeronave

Porém, a situação voltou a se repetir. Em 26 de janeiro de 2022, homens e mulheres foram algemados na frente dos filhos em um voo que chegou ao Brasil, segundo relatos obtidos pela Folha de S. Paulo. “Alguns passageiros afirmaram à reportagem ter sofrido maus-tratos, e autoridades envolvidas no trâmite confirmaram que receberam relatos semelhantes”, escreveu a reportagem.

A utilização de algemas é uma determinação dos Estados Unidos em voos de deportação, independente do país de origem dos imigrantes. Os EUA receberam as preocupações do Brasil em relação à questão, mas informaram que se trata de uma questão de segurança, com o objetivo de “evitar brigas durante o voo” ou um do avião, como reportou o Correio Braziliense em 2022.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

bodoquena

Concurso polêmico de promotor do MPMS aprova 9 inscrições

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete vai amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Dourados discute direitos humanos e cidadania durante 3ª conferência

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casa fica destruída após incêndio no Colibri em Campo Grande

Moradores não estavam em casa

Política

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Momento é de tensionamento, avalia deputado estadual do MDB

Brasil

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Deputados do PL planejavam votar moções em apoio ao Jair Bolsonaro

Famosos

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Bruce Willis teve um agravamento no quadro de saúde e não consegue mais se comunicar; entenda a situação do ator de Duro de Matar