Pular para o conteúdo
Mundo

Ataque dos EUA deixa 68 mortos no Iêmen, dizem Houthis

Ao menos outras 47 pessoas ficaram feridas após bombardeio
Agência Estado -
Bandeira dos EUA. (Arquivo, Midiamax)

Pelo menos 68 pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas após um bombardeio dos EUA à província de Saada, no , segundo os rebeldes Houthis afirmaram nesta segunda-feira, 28. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos não comentou o caso.

Imagens transmitidas pelo canal de notícias por satélite al-Masirah, controlado pelos rebeldes, mostram corpos e feridos no local, atingido no domingo, 27. O Ministério do Interior do país afirmou que havia cerca de 115 migrantes detidos no local, uma prisão de migrantes africanos.

Na mesma noite, ataques aéreos dos EUA dirigidos à capital do Iêmen, Sanaã, mataram ao menos outras oito pessoas, segundo os Houthis.

Em comunicado divulgado também na noite do domingo, o Departamento de Defesa dos EUA afirmou que a “Operação Roughrider” havia “eliminado centenas de combatentes Houthis e diversos líderes”, inclusive associados a programas de mísseis e drones. Nenhum nome foi revelado.

O Exército americano reconheceu ter realizado mais de 800 ataques individuais durante a campanha de um mês.

Este é o mais recente episódio em uma guerra que já dura uma década e continua fazendo vítimas entre migrantes da Etiópia e de outras nações africanas que atravessam o país em busca de uma oportunidade de trabalho na vizinha .

Investida norte-americana

Os Estados Unidos têm atacado os Houthis em resposta aos ataques do grupo contra a navegação no Mar Vermelho – uma rota comercial crucial – e também contra . Eles são o último grupo militante do chamado “Eixo da Resistência” do Irã que consegue atacar regularmente Israel.

Os ataques norte-americanos estão sendo conduzidos a partir de dois porta-aviões na região: o USS Harry S. Truman, no Mar Vermelho, e o USS Carl Vinson, no Mar Arábico. Em 18 de abril, um ataque americano ao porto de combustível de Ras Isa matou pelo menos 74 pessoas e feriu outras 171, sendo o ataque mais letal já conhecido da campanha americana.

A investida ao porto foi justificada pelos EUA como forma de “destruir a capacidade do porto de Ras Isa de receber combustível, o que começará a afetar a capacidade dos Houthis não apenas de realizar operações, mas também de gerar milhões de dólares para suas atividades terroristas”, informou.

Enquanto isso, os rebeldes têm intensificado o controle da informação nos territórios sob seu domínio. No domingo, 27, emitiram um aviso determinando que todos os que possuírem receptores de internet via satélite Starlink “entreguem imediatamente” os dispositivos às autoridades.

“Uma campanha de campo será implementada em coordenação com as autoridades de segurança para prender qualquer pessoa que venda, negocie, use, opere, instale ou possua esses terminais proibidos”, alertaram.

Os terminais Starlink têm sido fundamentais para a Ucrânia na luta contra a invasão russa em larga escala e também foram contrabandeados para o Irã durante protestos no país. (Com agências internacionais).

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com maioria formada e após recuo de Gilmar, STF retoma julgamento sobre prisão de Collor

Onça capturada no Pantanal após caseiro ser devorado está com anemia, diz boletim

Adolescente fica em estado gravíssimo durante batida entre motocicleta e van em Chapadão do Sul

Auxiliar de enfermagem é preso suspeito de estuprar paciente em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

congestionamento na BR-060

PRF orienta retorno e rotas alternativas para evitar congestionamento na BR-060 em Sidrolândia

Histórico recente mostra que novo Papa pode ser anunciado no dia 9 de maio

195 anos do Livro de Mórmon

Últimas Notícias

Política

MP pede demissão de parente de vereador nomeado na Câmara de Bela Vista

Parente do parlamentar foi nomeado para exercer cargo de controlador

Polícia

Filho ameaça matar o pai com marreta e acaba preso em Dourados

Vítima teve que se esconder na casa de vizinhos

Cotidiano

BR-163 em MS tem 20 trechos interditados neste início de semana; confira

Além das interdições, 26 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga em MS

Cotidiano

Mais de 600 famílias do MST bloqueiam a BR-060 em protesto por reforma agrária

Trecho entre Sidrolândia e Campo Grande registra congestionamento de 10 a 15 quilômetros