Asteroide tem 3,1% de chances de atingir a Terra, maior marca da história, aponta Nasa

Um asteroide com diâmetro estimado entre 41 e 90 metros pode colidir com a Terra em aproximadamente sete anos, em 2032. Segundo a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), as chances aumentaram para 3,1% nessa terça-feira (18), a maior marca já registrada na história.
O objeto, nomeado como 2024 YR4, chegou ao nível 3 da escala de Torino, que representa o risco de impacto levando em consideração a força de energia liberada pelo asteroide em caso de choque. Ainda que o aumento seja notório em relação à semana passada, que mostrava 2,3%, as chances de colisão são “extremamente baixas”, com possibilidade de 1 em 32.
Caso realmente o asteroide colida com a Terra, o objeto rochoso cairá no planeta perto do natal, no dia 22 de dezembro de 2032. Pelo seu tamanho considerado pequeno, ele causaria danos localizados, com possibilidade de destruir cidades, mas nada a nível global.
A Nasa continuará a observar o asteroide, descoberto em dezembro do ano passado. Além dela, a ESA (Agência Espacial Europeia) também emite atualizações sobre o objeto.
*Com informações do Correio Braziliense
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!