Pular para o conteúdo
Mundo

Yamandú Orsi é eleito novo presidente do Uruguai 

Presidente Lula já parabenizou esquerdista pela vitória nas redes sociais
Ari Theodoro -
Foto: Santiago Mazzarovich / AFP

Yamandú Orsi venceu a eleição presidencial do Uruguai, com 49,3% dos votos. Com quase 90 % dos votos contados, o resultado foi revelado no fim da noite deste domingo (24), no segundo turno da votação. Os primeiros resultados já mostravam que o candidato da oposição de centro-esquerda vencia a eleição com 70% dos votos computados.

Do outro lado, o oponente, o conservador Álvaro Delgado, obteve 46,4% dos votos. “Uma coisa é perder as eleições, e outra é ser derrotado. Não estamos derrotados”, disse ao reconhecer a derrota. “Hoje, parabenizar aquele que venceu por ter a preferência do povo uruguaio e vamos fazer isso com sinceridade. “Os uruguaios definiram quem exercerá a Presidência da República. E quero enviar aqui, com todos esses atores da coalizão, um grande abraço e saudações a Yamandú Orsi”, afirmou Delgado.

A reportagem do G1, publicada logo após o resultado das eleições uruguaias, lembra que a campanha de Orsi foi apoiada pelo José Mujica. O candidato da esquerda já trabalhou como professor de história e foi governador de uma das regiões do Uruguai. Já Delgado é aliado do atual presidente, Luis Lacalle Pou. Veterinário, atuou como secretário da Presidência.

Nos últimos dias de campanha, Orsi apostou em tentar convencer os eleitores pelos bons resultados das eleições legislativas. O partido dele, a Frente Ampla, conquistou 16 das 30 cadeiras do Senado, além de 48 das 99 vagas na Câmara.

Presidente Lula parabeniza esquerdista Yamandú Orsi

Antes mesmo do resultado oficial anunciar Orsi como presidente eleito, o presidente do Brasil, Lula (PT) se baseou nas projeções que apontavam a vitória do esquerdista para parabenizá-lo. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X (antigo Twitter). “É uma vitória da América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”

Com informações do G1.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
FOTO CASAL

Liberdade patrimonial: como a mudança de regras do STF impacta casamentos após os 70? 

Aditivo de contrato é válido por mais 12 meses. (Foto: Reprodução/PMTL)

Três Lagoas celebra 110 anos neste domingo com show gratuito de Maiara e Maraisa

Vida longa de animais de estimação depende de cuidados essenciais; saiba quais

Por descontos indevidos, Justiça condena associação a indenizar aposentado em R$ 16,9 mil

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passaram a noite em bunker

VÍDEO: Menino de dois anos corre para abraçar mãe após disparo acidental em MS

Bêbado, homem é preso após bater carro em poste e atirar contra o veículo

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Espetáculo de Circo Science chega a Campo Grande nesta semana

Apresentação mistura circo contemporâneo, dança, música e manifesto social

Política

Secretários de MS seguem em Israel e passaram a noite em bunker

Mais de 200 lançamentos de foguetes foram relatados durante a noite e alertas foram emitidos

Cotidiano

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Mistura láctea, óleo composto e embalagens menores, mas com o mesmo preço; entenda o que está por trás da nova cara dos alimentos

Mundo

Helicóptero cai na Índia e deixa 7 mortos dias após acidente aéreo matar 270 pessoas no país

Aeronave transportava peregrinos hindus