Rússia concede asilo político a Bashar al-Assad

Presidente sírio foi deposto após invasões de rebeldes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/Kremlin

As autoridades russas, neste domingo (8), concederam asilo político ao presidente sírio Bashar al-Assad, que chegou à Rússia após fugir da Síria devido aos ataques dos rebeldes, segundo fonte do Kremlin, citada por agências de notícias russas.

“Assad e seus familiares chegaram a Moscou. A Rússia, com base em considerações humanitárias, concedeu-lhes asilo”, afirmou a fonte para as agências Tass e Ria Novosti. A fonte também citou que a Rússia está em contato com os rebeldes sírios e seus líderes garantiram a segurança das bases militares russas e das instituições diplomáticas na Síria.

Moscou, que mantém uma base naval em Tartus e um campo de aviação militar em Hmeimim — cidades da Síria —, avalia como a queda de Bashar al-Assad pode impactar as relações bilaterais entre a Rússia e a Síria. “A Rússia sempre foi a favor de uma solução política para a crise síria. Partimos da necessidade de retomar as negociações sob os auspícios da ONU”, afirmou a fonte do Kremlin.

Segundo Dmitri Polianski, representante-adjunto russo na ONU a capital da Rússia solicitou, para a tarde desta segunda-feira (9), uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação na Síria. Por meio do aplicativo Telegram, ele atentou que “a profundidade e as consequências para o país e para toda a região ainda não foram medidas”.

Texto: Gustavo Henn

*Com informações do Metrópoles

Conteúdos relacionados