Pular para o conteúdo
Mundo

Rebeldes sírios que tentam derrubar Bashar al-Assad já estão a 20 km da capital Damasco

Grupos locais controlam toda a província de Daraa, no sul
Ari Theodoro -
Imagem: Reprodução/Canal Uol

Nas últimas horas, os rebeldes sírios, que tentam tirar o governo Bashar al-Assad, estão a apenas 20 quilômetros da capital Damasco. Lembrando que os radicais já tomaram do governo o controle da província de Daraa, no sul do país. O comandante Hassan Abdel Ghani, da aliança rebelde liderada por um grupo islamista, divulgou que jã estão a menos de 20 quilômetros da entrada sul da capital Damasco.

A informação foi repassada pelos próprios insurgentes a uma ONG, segundo a agência AFP. Os grupos locais controlam toda a província de Daraa, no sul, conforme informou Rami Abdel Rahman, diretor da ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). Daraa foi o berço de uma revolta contra o governo em 2011.

Cerca de 50 mil pessoas foram deslocadas nos últimos dias no noroeste da até o começo deste mês. Isso acontece após recentes conflitos entre rebeldes e o governo Bashar al-Assad, em meio a uma ofensiva do grupo islamista. A informação é do Ocha (Escritório da ONU para Assuntos Humanitários).

Bashar al-Assad perdeu o controle de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria. O grupo Hayat Tahrir al-Sham, uma antiga filial síria da Al Qaeda, e outras facções rebeldes aliadas “controlam a cidade de Aleppo, com exceção dos bairros controlados pelas forças curdas”, disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

O governo também perdeu o controle da cidade de Hama, no centro do país. Dezenas de soldados já terima morrido. O Exército do país reconheceu o ataque rebelde. Em comunicado, afirma que militantes estavam em grande quantidade, oriundos de diversas direções, e que prepara uma contraofensiva. As forças de Assad, que têm apoio militar considerável da e do Irã, nunca perderam tantas cidades em tão pouco tempo desde o início, em 2011, da guerra civil, que deixou mais de 500 mil mortos.

Neste sábado (7) a Presidência negou os boatos de que Assad teria abandonado Damasco. Autoridades iranianas também reforçaram que o aliado e os familiares dele não fugiram da capital ou do país, informou hoje um membro de comitês de política externa do parlamento iraniano, segundo a Press TV

Assad “está dando continuidade ao seu trabalho e deveres nacionais e constitucionais na capital”, acrescentou a presidência. Já o Ministério da Defesa também rebateu relatos de que forças de segurança do país teriam se retirado da área rural de Damasco diante do avanço de grupos rebeldes. A pasta definiu os relatos como “uma campanha de desinformação destinada a espalhar o pânico”.

O Ministério da Defesa ainda acrescentou que o exército sírio mantém sua posição na região e segue nos arredores de Damasco para enfrentar “qualquer agressão terrorista”.

Com informações do Uol.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Expogrande

Estrutura ampliada eleva expectativa de venda entre comerciantes da Expogrande 2025

Dólar cai 1,20% a R$ 5,6281, com tarifaço de Trump e fecha no menor nível em quase 6 meses

santa casa

Reunião discute negociação de dívidas e encontro com ministro para resolver crise da Santa Casa

Está na lista? Veja os convocados para psicólogo, terapeuta ocupacional e condutor de ambulância

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

sesau

Campo Grande institui Centro de Operações para Emergências em Síndrome Respiratória

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras vacila, mas encontra gol no acréscimo e bate o Sporting Cristal na Libertadores

O Palmeiras voltou a marcar gols com bola rolando após quatro jogos

Polícia

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Justiça ordenou que os dois motoristas para fossem à júri popular

Brasil

Itamaraty dialoga com Paraguai para reduzir crise sobre espionagem

O monitoramento da Abin teria ocorrido entre junho de 2022 e março de 2023

Trânsito

Empresário morre em acidente com capotamento de caminhonete na BR-158

por motivos ainda a serem apurados, perdeu o controle do veículo que capotou