O atual presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou nesta sexta-feira (13) François Bayrou como o novo primeiro-ministro da França, conforme comunicado de seu gabinete.
Bayrou, que é de centro – assim como Macron – assume para substituir Michel Barnier, que estava no poder há apenas três meses, quando teve uma moção de censura contra ele aprovada por deputados da esquerda e da extrema direita, e então renunciou o cargo.
O presidente e o primeiro-ministro, apesar de eleitos em pleitos separados – presidente por votação direta e premiê indicado pelo partido vencedor das eleições parlamentares -, governam em conjunto na França. Porém, Macron, como presidente, tem a possibilidade de indicar um premiê diferente do nome escolhido pelo Parlamento.
Macron inclusive já tinha indicado Barnier, que também é centrista, em oposição ao resultado das eleições parlamentares de junho que deu vitória aos esquerdistas.
Após o anúncio, a esquerda já se posicionou contrária à nomeação de Bayrou e disse que irá barrar seu governo no Parlamento. A extrema direita, representada por seu líder Jordan Bardella, também afirmou que fará as mesmas limitações que fizeram com Barnier, quando bloqueou a proposta de orçamento e se aliou à esquerda para aprovar a moção de censura contra ele.
Texto: Gustavo Henn
*Com informações do g1