Líderes internacionais parabenizam Donald Trump por vitória nas eleições dos EUA
Trump é considerado já eleito presidente dos EUA, conforme agência
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Líderes internacionais congratularam Donald Trump como presidente eleito dos EUA através de mensagens no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 6. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacou que “a Itália e os EUA são nações irmãs, unidas por uma aliança inabalável, valores comuns e amizade histórica. É um vínculo estratégico, que estou segura que nos iremos fortalecer ainda mais”.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, também expressou felicitações a Donald Trump. “Parabéns presidente eleito Trump na sua histórica eleição vitoriosa”. Ele também apontou que “como os aliados mais próximos, ficamos ombro a ombro em defesa dos nossos valores compartilhados de liberdade, democracia e cooperação”.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, deu os parabéns a Donald Trump “pela sua impressionante vitória”. Ele destacou que lembra a reunião que teve com o republicano em setembro, quando trataram em detalhes da parceria estratégica entre seu país e os EUA e “formas para colocar um fim na agressão da Rússia à Ucrânia”.
Ele apontou que aprecia o compromisso de Trump de defender a “paz através da força” em temas globais. “Este é exatamente o princípio que pode praticamente tornar mais próxima a paz à Ucrânia”, escreveu.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, expressou congratulações “ao meu amigo” Donald Trump pela sua vitória e almeja “renovar nossa colaboração para fortalecer ainda mais” a parceria estratégica entre o seu país e os EUA. “Juntos, vamos trabalhar para o benefício do nossos povos e promover a paz global, estabilidade e prosperidade”, disse.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Mark Rutte, expressou que a liderança de Trump “novamente será fundamental para manter nossa aliança forte” e ressaltou que tem o objetivo de trabalhar com ele na OTAN para “avançar a paz através da força”.
Por outro lado, o presidente da França, Emmanuel Macron, manifestou no X que conversou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e destacou que “iremos trabalhar por uma Europa mais unida, forte e soberana neste novo contexto. Ao cooperar com os Estados Unidos da América e defendendo nossos interesses e valores”.
Notícias mais lidas agora
- Dupla invade casa e tenta matar morador na frente da filha de 6 anos em Campo Grande
- STF nega mais uma tentativa de Waldir Neves para voltar ao TCE-MS e mantém tornozeleira
- ‘R$ 290 mil é café’: lobista ironiza com advogado de MS sobre valor para comprar sentença no STJ
- Indígena de 3 anos é picada por cascavel e levada em estado grave para hospital
Últimas Notícias
Governo abre licitação para obras de aeroportos em duas cidades de MS
Juntas, as duas obras somam R$ 41,5 milhões
O que a vitória de Trump pode significar para o futuro da guerra na Ucrânia?
A vitória de Trump ocorre em um momento precário no conflito para Kiev
Vídeo com mais de 1 milhão de visualizações dá a Jota até campanha para cantar no Ratinho
Imagens gravadas em MS viralizaram e fizeram Nunes continuar sonhando com a carreira: ‘mais firme do que nunca’
Gado, fazendas e imóveis de luxo na praia: como desembargadores de MS ‘disfarçaram’ dinheiro sujo, segundo a PF
Investigação aponta manobras dos magistrados afastados para ocultar ganho patrimonial com venda de sentenças
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.