Pular para o conteúdo
Mundo

Kim Jon Un promete implementar política anti-EUA ‘mais dura’

Kim estabeleceu tarefas para reforçar a capacidade militar através de avanços na tecnologia de defesa
Agência Estado -
O líder norte-coreano Kim Jong-Un
O líder norte-coreano Kim Jong-Un (Foto: Getty Images)

O líder norte-coreano Kim Jong Un prometeu implementar uma política anti-EUA “mais dura”, informou a mídia estatal neste domingo, 29, menos de um mês antes de Donald Trump tomar posse como presidente dos Estados Unidos.

Durante seu primeiro mandato, Trump encontrou-se três vezes com Kim para conversas sobre o programa nuclear norte-coreano. Muitos especialistas, no entanto, dizem ser improvável uma rápida retomada da cúpula Kim-Trump, uma vez que o futuro presidente dos EUA deve se concentrar primeiro nos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente. O apoio da à guerra da contra a Ucrânia também representa um desafio aos esforços para reavivar a diplomacia, dizem os especialistas.

Durante uma reunião plenária de partido que terminou na última sexta-feira, 27, Kim chamou os EUA de “o estado mais reacionário, que considera o anticomunismo como sua política de estado invariável”. Kim também disse que a parceria de segurança EUA--Japão está se expandindo para se tornar “um bloco militar nuclear para agressão”.

“Esta realidade mostra claramente em que direção devemos avançar, o que devemos fazer e como”, disse Kim, segundo a Agência Central de Notícias oficial da Coreia. De acordo com o relato, o discurso de Kim “deixou clara a estratégia para ações anti-EUA mais duras a ser lançada agressivamente” pela Coreia do Norte no que diz respeito a seus interesses e segurança nacionais de longo prazo.

A agência de notícias não deu detalhes sobre a estratégia anti-EUA, mas disse que Kim estabeleceu tarefas para reforçar a capacidade militar através de avanços na tecnologia de defesa e enfatizou a necessidade de melhorar a resistência mental dos soldados norte-coreanos.

As reuniões anteriores entre Trump e Kim não só puseram fim às inflamadas trocas de retórica e ameaças de destruição, como também desenvolveram ligações pessoais. Trump chegou a dizer que ele e Kim “se apaixonaram”. Mas as negociações fracassaram em 2019, enquanto discutiam sobre as sanções lideradas pelos EUA à Coreia do Norte.

Desde então, a Coreia do Norte aumentou drasticamente o ritmo das atividades de testes de armas para construir mísseis nucleares mais confiáveis que possam atingir os EUA e seus aliados. Os EUA e a Coreia do Sul responderam expandindo os exercícios militares bilaterais e também trilaterais envolvendo o Japão, atraindo fortes repreensões dos norte-coreanos, que veem tais exercícios liderados pelos EUA como ensaios de invasão

Para complicar ainda mais os esforços para convencer a Coreia do Norte a abandonar as armas nucleares em troca de benefícios econômicos e políticos, o país está aprofundando sua cooperação militar com a Rússia.

Segundo avaliações dos EUA, Ucrânia e Coreia do Sul, a Coreia do Norte enviou mais de 10 mil soldados e sistemas de armas convencionais para apoiar a guerra de Moscou contra a Ucrânia. Há preocupações de que a Rússia possa dar em troca tecnologia armamentista avançada à Coreia do Norte, incluindo ajuda para construir mísseis nucleares mais poderosos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro vê sinais de que China pode regionalizar restrições a frango

VÍDEO: motociclista sofre queda ao evitar colisão em cruzamento no Nova Lima

Vasco supera Operário-PR nos pênaltis e segue vivo na Copa do Brasil

Homem é condenado a um ano em regime fechado por injúria religiosa contra colega de trabalho

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

São Paulo sofre com gramado ruim nos Aflitos, mas bate o Náutico e avança na Copa do Brasil

Últimas Notícias

Charge

Um senhor “motóra”!

Polícia

Onix roubado no Paraná é recuperado em na MS-295 em Tacuru

Militares faziam um bloqueio na MS-295, área rural do município

Esportes

Após derrota e empate sem gols em casa, Grêmio é eliminado da Copa do Brasil pelo CSA

Empate sem gols na Arena do Grêmio

Polícia

Com mulher e filha dentro de carro, homem joga veículo contra muro

A vítima foi socorrida com um corte na cabeça