Pular para o conteúdo
Mundo

Irã diz que usará ‘todas as ferramentas’ para responder ao ataque de Israel

O Irã declarou nesta segunda-feira (28) que usará “todos os meios possíveis” para responder ao ataque israelense realizado no final de semana em Teerã
Helder Carvalho -
Teerã, capital do Irã, foi atacada por Israel (ATTA KENARE/AFP)

O Irã declarou nesta segunda-feira (28) que usará “todos os meios possíveis” para responder ao ataque israelense realizado no final de semana em Teerã, que resultou na morte de quatro soldados iranianos.

De acordo com informações da agência Reuters, a resposta do Irã a será “definitiva e eficaz”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei, em uma entrevista coletiva transmitida pela TV. Baghaei ressaltou que a natureza da retaliação iraniana dependerá da gravidade do ataque israelense, sem, no entanto, fornecer mais detalhes sobre as possíveis ações do governo.

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, declarou no domingo (27) que o Irã precisa mostrar sua força diante de Israel, acrescentando que as autoridades iranianas devem avaliar cuidadosamente o ataque para não “minimizar nem exagerar” a resposta.

O iraniano, Mohammad Reza Aref, também condenou o ataque israelense, prometendo uma retaliação proporcional. Ele afirmou que o exército israelense deve “esperar uma resposta” correspondente às suas ações, segundo informações da agência de notícias estatal iraniana.

Na sexta-feira (25), Israel lançou uma série de ataques contra o Irã, com explosões registradas próximas à capital, Teerã. A operação foi uma resposta do governo de Benjamin Netanyahu ao ataque iraniano ocorrido no início de outubro. Israel utilizou dezenas de aeronaves da Força Aérea, incluindo caças, para executar a operação a cerca de 1.600 quilômetros de seu território. O governo israelense informou que todas as aeronaves retornaram com segurança às suas bases.

Após a conclusão dos ataques, Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, comentou a operação: “Realizamos ataques direcionados e precisos contra alvos militares no Irã, frustrando ameaças imediatas ao Estado de Israel. As Forças de Defesa de Israel cumpriram sua ão.”

O governo iraniano anunciou que seu sistema de defesa aérea conseguiu interceptar alguns dos ataques israelenses, mas reconheceu que houve “danos limitados” em bases militares em Teerã, Khuzestan e Ilam.

Com informações da Reuters

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

cantor famoso advogado campo grande bbb otavio figueiro

Cantor famoso diz que levaria advogado de Campo Grande para o BBB: ‘é o sonho dele’

Senador do PT é condenado por manobra para não quitar dívida

urutau

Urutau ‘se camufla’ em placa de sinalização e encanta pedestre no Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Empresário de Dourados é flagrado com mais de 120 quilos de cocaína na MS-270

Últimas Notícias

Famosos

Circo dos ex-BBBs Edy e Raissa desaba após temporal de MG: ‘Destruição’

Ex-BBBs Edilberto e Raissa comoveram o público ao mostrarem o estado do circo em que trabalham: estrutura caída, lona rasgada e tudo coberto de lama

Brasil

Deputado dá emenda de R$ 1,3 milhão à noiva vereadora para reforma em hospital

Apesar da relação pessoal entre os envolvidos, não há ilegalidade no trâmite

Cotidiano

Trânsito na rotatória do Lago do Amor é liberado após três semanas

A Sisep informou que continua trabalhando no reparo da calçada, meio-fio e guarda-corpo

MidiaMAIS

Beirando 200 kg, Luiz até quebrou cadeira de restaurante, mas perdeu mais da metade e superou os próprios limites

Jovem perdeu 109 kg sem qualquer medicação e hoje motiva as pessoas nas redes sociais