Governo do presidente sírio Bashar al-Assad é deposto por militantes opositores

Comunicado lido na TV estatal síria anunciou “a libertação da cidade de Damasco e a queda do tirano Bashar al-Assad”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
O presidente deposto Bashar al-Assad (Foto: Getty Images)

Caiu o governo do presidente da Síria, Bashar al-Assad, após 24 anos no poder. Na madrugada deste domingo (8), rebeldes fizeram uma ofensiva relâmpago à capital, Damasco.

A televisão estatal síria transmitiu uma declaração em que um grupo afirma que o presidente Bashar al-Assad foi deposto e, nas ruas da capital, forças de oposição derrubaram e pisotearam uma estátua pai do presidente Bashar al-Assad, Hafez al-Assad.

Hafez governou a Síria desde 1971 até à sua morte, em 2000, sendo sucedido pelo seu filho Bashar. 

O comunicado lido na TV estatal síria anunciou “a libertação da cidade de Damasco e a queda do tirano Bashar al-Assad”, bem como “a libertação de todos os prisioneiros detidos injustamente”. Também foi pedido aos combatentes e aos cidadãos para salvaguardarem “a propriedade do Estado sírio livre”.

Paradeiro do presidente

As informações até o momento são de que Bashar al-Assad conseguiu fugir do país pelo Aeroporto Internacional de Damasco antes dos rebeldes entrarem na capital. As forças de segurança nacional abandonaram o terminal aéreo.

Em outro canal de notícias, o primeiro-ministro sírio, Mohammad Ghazi al-Jalali, disse que conversou com al-Assad pela última vez no sábado (7), e que não conseguiu contatá-lo desde então. 

Apesar das falas, o paradeiro exato do presidente sírio é desconhecido. Esta foi a primeira vez, desde 2018, que forças de oposição chegam a Damasco.

De acordo com a CNN, o líder militante do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS), o principal grupo que impulsiona a oposição armada do país, divulgou uma declaração pedindo às forças rebeldes que deixem as instituições estatais ilesas.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados