Ex-Twitter, ‘X’ é ineficaz contra aumento da desinformação nas eleições dos EUA, diz relatório
O recurso coletivo chamado “Notas da Comunidade” não está combatendo afirmações falsas sobre as eleições dos Estados Unidos
Helder Carvalho –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O recurso coletivo de verificação de fatos do antigo Twitter, atualmente X, chamado “Notas da Comunidade”, não está combatendo afirmações falsas sobre as eleições dos Estados Unidos. É o que traz relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH, na sigla em inglês), divulgado na última quarta-feira (30).
Reportagem da agência Reuters traz que, das 283 publicações enganosas do X que o CCDH analisou, 209, ou 74%, não exibiam notas corretivas visíveis para todos os usuários, deixando de combater adequadamente as afirmações falsas e enganosas sobre as eleições.
“As 209 publicações enganosas em nossa amostra que não exibiram as Notas da Comunidade disponíveis para todos os usuários acumularam 2,2 bilhões de visualizações”, informou o CCDH.
O dono do X, Elon Musk, que endossou o candidato presidencial republicano Donald Trump em julho, esteve recentemente em eventos de campanha, onde fez declarações falsas sobre a eleição de 5 de novembro – dentre elas, alegações de que imigrantes ilegais poderiam votar, o que foi desmentido.
As redes sociais, incluindo o X, estão sob análise há anos devido à disseminação de desinformação e teorias da conspiração, incluindo informações falsas sobre eleições e vacinas. Até o momento, o X não respondeu ao pedido de comentário feito pela Reuters.
Notas da Comunidade
O X lançou o recurso “Notas da Comunidade” no ano passado, permitindo que os usuários sinalizem conteúdos enganosos diretamente nas publicações, transferindo a responsabilidade de verificação para a comunidade.
Vários governos, incluindo Austrália, Reino Unido e Brasil, levantaram preocupações sobre o conteúdo no X. Nesse contexto, pesquisas indicam que Trump está em uma disputa acirrada com a vice-presidente democrata, Kamala Harris, enquanto Musk se destaca como um dos maiores e mais expressivos apoiadores financeiros de Trump.
Além disso, em agosto, secretários de Estado de cinco estados dos EUA pediram que Musk corrigisse o chatbot de IA do X, alegando que ele havia propagado desinformação sobre a eleição.
(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Irmãos são acusados de estupros em série e um é preso em Campo Grande: ‘Violentos’
- Mãe de criança estuprada em escola de alto padrão relata ameaças e rotina de terror: ‘Vou morrer?’
- ‘Carimbo do beijo’: Auxiliar é suspeita de estuprar crianças em escola de alto padrão de Campo Grande
- Motorista de aplicativo é feito refém por dupla durante assalto no Los Angeles em Campo Grande
Últimas Notícias
Cientistas encontram girino mais antigo já descoberto, em Buenos Aires
Fóssil era do estágio larval de uma espécie de sapo grande que viveu ao lado dos dinossauros há cerca de 161 milhões de anos
O pedido de perdão de José de Abreu a Murilo Rosa após embate na Justiça: ‘reconheço’
A Justiça obrigou o ator José de Abreu, de 78 anos, a se retratar publicamente e pedir desculpas ao colega de profissão Murilo Rosa, após chamá-lo de “merda”. Além disso, ele também precisou se desculpar por diversas provocações que fez ao galã nas redes sociais nos últimos meses. A treta entre os atores começou quando,…
Escola Funsat está com vagas abertas para dois cursos gratuitos; confira
As inscrições podem ser feitas online pelo telefone (67) 3314-3089
Com 85 casos confirmados, Sesau confirma que Campo Grande vive surto de Hepatite A
Relação sexual, água contaminada, compartilhar tereré: entenda sintomas e como se prevenir da Hepatite A
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.