Dupla de astronautas deve ficar ‘presa’ no espaço por mais de 9 meses após adiamento de resgate

Previsão inicial era de permanecer por apenas uma semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Astronautas Butch Wilmore e Suni Williams (Foto: Reprodução)

A dupla de astronautas da Nasa, Barry Butch Wilmore e Suni Williams, que já está há mais de seis meses na Estação Espacial Internacional (EEI), ficará mais uns meses ‘presa’ no espaço, após atraso de resgate. Nesta terça-feira (17), a Nasa adiou mais uma vez o retorno dos dois, dessa vez para o final de março ou começo de abril.

Os astronautas saíram do planeta no dia 5 de junho, em voo da cápsula Starliner, e tinha previsão de passarem apenas sete dias no espaço. Porém, devido a problemas técnicos, a Nasa teve que enviar a cápsula vazia para a Terra em setembro, o que estendeu a missão espacial da dupla.

O novo adiamento ocorreu por conta de atrasos no lançamento da nova tripulação, designada para substituir a dupla. A SpaceX, responsável pela viagem, ainda está preparando a nova cápsula que transportará os substitutos de Wilmore e Williams na EEI.

A nova data para o lançamento dos novos tripulantes está marcada para o final de março de 2025, que também trará de volta os atuais ocupantes da estação.

Texto: Gustavo Henn

*Com informações de IG Tecnologia

Conteúdos relacionados

evo morales