Dois homens foram presos, nesta segunda-feira (1°), por suspeita de envolvimento na morte do atleta olímpico queniano, Benjamin Kiplagat. Conforme a polícia local, foi encontrada com um dos suspeitos uma faca que teria sido usado para cometer o crime.

A polícia acredita que a morte tenha sido consequência de um assalto, já que foram roubados celular e dinheiro da vítima.

Kiplagat foi encontrado morto no carro de seu irmão com a garganta cortada, na manhã deste domingo (31), na cidade de Eldoret, no Quênia. O atleta tinha 34 anos.

Quarto caso recente de assassinato de atleta na região

Este é o quarto caso recente de assassinato de um atleta na região. Uma das vítimas foi a bicampeã mundial de corrida cross-country, que foi esfaqueada em casa, em 2021. O principal suspeito, seu marido na época, está sendo julgado por homicídio.

Outro caso foi da corredora Damaris Muthee, que teve o corpo encontrado na casa de um atleta etíope, em 2022. Em 2023, o terceiro caso envolveu a velocista Ruanda, que morreu após uma briga com outro atleta.

Atleta foi morto com facadas no pescoço e no peito

O atleta olímpico Benjamin Kiplagat foi encontrado morto aos 34 anos na madrugada deste domingo, dentro de um carro na cidade de Eldoret, no Quênia. De acordo com informações da imprensa local, Kiplagat, que era queniano, mas representava a Uganda no atletismo, teve o corpo encontrado com sinais de facadas no peito e no pescoço.

Policiais chegaram até a região por volta das 5h, horário local, após receberem denúncias da população sobre um suposto acidente. A cidade de Eldoret é conhecida por ser um polo de treinamento de corredores. O corpo do atleta foi visto no banco da frente do veículo.

Pela Uganda, Kiplagat disputou corridas de 3.000 metros com obstáculos em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Em 2008, conquistou a medalha de prata ao competir nos 3.000m com obstáculos no Mundial Júnior de 2008, realizado na Polônia, além de um bronze no Campeonato Africano de 2012. Ele ainda marcou presença nas Olimpíadas de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.