Pular para o conteúdo
Mundo

VÍDEO: vulcão entra em erupção em Reykjanes, região sudoeste da Islândia

Fenômeno atingiu o país após uma série de terremotos
Agência Estado -
Vulcão em erupção na Islândia. (Reprodução, Icelandic Met Office)

Uma erupção vulcânica começou na noite dessa segunda-feira (18), na cidade de Grindavík, região sudoeste da Islândia. O fenômeno aconteceu pouco depois de uma série de terremotos, segundo informou o serviço meteorológico do país.

“Uma erupção começou na península de Reykjanes”, detalhou o organismo. “Pode ser observada em webcams e parece estar situada perto de Hagafell”, uma localidade ao sul da capital.

A erupção começou por volta das 22h17 (hora local) após uma série de pequenos terremotos, acrescentou o organismo. A localização da fissura, que tem cerca de 3 km de comprimento e está crescendo rapidamente, não fica longe da usina elétrica de Svartsengi e da cidade de Grindavík, que foi evacuada no mês passado em razão do aumento da atividade sísmica, o que gerou preocupações quanto à probabilidade de uma erupção.

Na avaliação inicial feita na noite de segunda-feira, os vulcanólogos disseram que a erupção havia ocorrido em um dos piores locais possíveis, representando uma ameaça significativa e imediata tanto para a cidade evacuada quanto para a usina geotérmica.

Mas depois que os vulcanólogos tiveram a chance de sobrevoar o local da erupção na Península de Reykjanes, a situação imediata não pareceu tão terrível quanto se temia inicialmente, embora o tamanho da erupção tenha sido maior do que o previsto e a direção do fluxo de lava ainda seja imprevisível.

“Esta é maior do que as erupções anteriores em Reykjanes”, disse Magnus Gudmundsson, vulcanólogo e uma das primeiras pessoas a ver a erupção do ar, ao The New York Times.

A lava está fluindo atualmente a apenas 2,5 quilômetros ao norte de Grindavík, de acordo com Kristín Jonsdottir, chefe do departamento de atividade vulcânica do Escritório Meteorológico da Islândia.

Por maior que seja a erupção, com a cidade de Grindavík evacuada, ela não representa atualmente nenhum risco para as pessoas, disse aos repórteres Ulfar Ludviksson, um oficial da polícia.

Ainda assim, as autoridades estavam alertando as pessoas para que não se aproximassem demais. Hjordis Gudmundsdottir, porta-voz do Departamento de Civil, pediu que as pessoas ficassem longe da área, enfatizando que esse “não era um vulcão turístico”.

“O tamanho da fissura está se expandindo rapidamente”, disse ela em uma entrevista.

Embora uma erupção tenha sido prevista há semanas, após uma série de terremotos, a erupção de segunda-feira ocorreu sem nenhum aviso prévio imediato. A Lagoa Azul, um dos principais destinos turísticos da Islândia e localizado nas proximidades, foi reaberta para os no domingo, pois a preocupação com a iminência de uma erupção havia diminuído.

Milhares de terremotos foram detectados na Islândia desde o final de outubro, segundo o Icelandic Meteorological Office. Em novembro, com casas e estradas danificadas, as autoridades declararam estado de emergência e evacuaram Grindavik, uma cidade com mais de 3 mil habitantes perto do vulcão. A Islândia possui cerca de 33 vulcões ativos, o maior número na Europa.

(Com agências internacionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No Dia das Mães, comércio de Campo Grande deve movimentar 4,15% a menos em relação a 2024

Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas

Ministra confirma nova edição do ‘Enem dos Concursos’ com 3.352 vagas e prova em outubro

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

congestionamento na BR-060

PRF orienta retorno e rotas alternativas para evitar congestionamento na BR-060 em Sidrolândia

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Vizinhas lincham voluntário que alimenta animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Ouro fecha em alta antes de dados dos EUA e com foco na guerra comercial

Últimas Notícias

Polícia

Polícia aguarda laudos para concluir investigação sobre morte de pecuarista em corrida automobilística

Sul-mato-grossense participava de corrida automobilística em SP quando perdeu o controle e foi atingido por outro veículo

Política

Vereadores se retiram de reunião da CPI do Consórcio: “não se permite contribuição”

Presidente destacou regimento e disse que presença é liberada, mas sem participação nos debates

Mundo

Corte julga bloqueio humanitário em Gaza feito ilegalmente por Israel

Audiência segue até o dia 2 de maio

Polícia

Idoso é suspeito de matar cachorro com golpe de facão e pauladas no interior de MS

O caso será investigado pela Polícia Civil