Pular para o conteúdo
Mundo

União Europeia suspende apoio orçamentário e acordos de segurança após golpe

Chefe da política externa da EU se manifestou em comunicado oficial
Agência Estado -
União Europeia
União Europeia (Reprodução)

A suspendeu o apoio financeiro e todos os seus acordos de segurança com o Níger, após o golpe de Estado que depôs o presidente Mohamed Bazoum nesta semana.

Em comunicado divulgado neste sábado (29) o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, classificou a deposição de Bazoum como “ataque inaceitável à integridade das instituições republicanas do Níger” e que não ficará sem consequências.

“Além da cessação imediata do apoio orçamental, todas as ações de cooperação no domínio da segurança estão suspensas indefinidamente, com efeito imediato”, diz o comunicado.

No documento, Borrel reforçou que a União Europeia não reconhece, e não reconhecerá, as autoridades militares que tomaram o poder. “O presidente Bazoum foi eleito democraticamente; ele é e, portanto, continua sendo o único presidente legítimo do Níger”, afirmou. “Sua libertação deve ser incondicional e sem demora. A UE considera os golpistas responsáveis por sua segurança e de sua família”, acrescentou o chanceler.

O comunicado ainda reforçou que a União Europeia buscará, com a Comunidade Econômica dos Estados da Ocidental (ECOWAS, na sigla em inglês) o reestabelecimento “pleno e completo” da ordem institucional no país.

“Em coordenação com o presidente do Conselho Europeu, continuarei este os numerosos contatos já iniciados para alcançar este resultado. E estamos prontos para apoiar futuras decisões da ECOWAS, incluindo a adoção de sanções”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Aparecida do Taboado reajustou contrato focado em estrutura para eventos. (Saul Schramm, Subcom)

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Últimas Notícias

Trânsito

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Vítima morreu presa às ferragens

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem