Pular para o conteúdo
Mundo

Rússia e China aprofundam laços em meio a conflitos com o Ocidente

Reuniões vislumbram apoio maior da China pela Rússia na guerra com a Ucrânia
Agência Estado -
Putin e Xi Jinping. (Foto: Divulgação / Kremlin)

A Rússia e a demonstraram o aprofundamento de seus laços em uma série de reuniões observadas de perto em busca de sinais de que Pequim possa oferecer um apoio mais forte ao Kremlin por sua guerra na . A visita de Wang Yi, o mais graduado oficial de política externa do Partido Comunista Chinês, a Moscou ocorre no momento em que o conflito na Ucrânia continua a derrubar a ordem diplomática global.

As relações entre a Rússia e o Ocidente estão em seu ponto mais baixo desde a Guerra Fria, e os laços entre a China e os EUA também estão sob séria tensão. A Rússia suspendeu sua participação no último tratado de controle de armas nucleares com os nesta semana, e os EUA expressaram preocupação nos últimos dias de que a China pudesse fornecer armas e munições à Rússia.

A Rússia observou a escalada das tensões internacionais, acrescentando que a cooperação entre a República Popular da China e a Federação Russa na arena global é particularmente importante para estabilizar a situação internacional. Wang disse que “as relações sino-russas não são dirigidas contra nenhum terceiro país e certamente não podem estar sujeitas à pressão de nenhuma outra nação”.

A China se recusou a criticar a invasão da Ucrânia – ecoando a afirmação de Moscou de que os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) são os culpados por provocar o Kremlin enquanto criticam as punitivas sanções impostas à Rússia. A Rússia, por sua vez, apoiou firmemente a China em meio às tensões com os EUA sobre Taiwan. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Últimas Notícias

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas

Trânsito

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Colisão pode ter sido provocada por pneu que estourou de um dos veículos