Pular para o conteúdo
Mundo

Papa reza missa para 1,5 milhão de pessoas em Portugal e diz a jovens: ‘Não tenham medo’

O pontífice anunciou que a próxima edição do encontro será na Coreia do Sul, em 2027
Agência Estado -
Papa Francisco
Papa Francisco. (Foto: Divulgação, Pixabay)

O Francisco, de 86 anos, encerrou neste domingo, 6, com uma missa para 1,5 milhão de pessoas, sua viagem a Portugal, onde participou da Jornada Mundial da (JMJ). À multidão de jovens que fez vigília durante toda a noite no Parque Tejo, em Lisboa, pediu: “Não tenham medo”. O pontífice anunciou que a próxima edição do encontro será em Seul, na Coreia do Sul, em 2027.

Francisco percorreu os 100 hectares do parque com o papamóvel para saudar os jovens, que demonstraram todo o seu entusiasmo, apesar do cansaço por terem acampado desde sábado, enfrentando o calor e a poeira. Desde o amanhecer, um padre DJ começou a tocar hinos cristãos e reggae por meio do sistema de som.

Durante sua a Lisboa, o papa celebrou várias cerimônias em massa, reuniu-se com vítimas de abusos, representantes de outras religiões, jovens e doentes, e passou pelo santuário de Fátima.

Na missa de encerramento, o papa se dirigiu aos jovens que “cultivam grandes sonhos, mas frequentemente são obscurecidos pelo medo de não vê-los realizados; que às vezes pensam que não serão capazes; tentados neste tempo pelo desânimo, por se considerarem fracassados”. “Não tenham medo”, disse. Francisco relembrou as palavras do papa São João Paulo II em sua primeira JMJ: “São dos jovens que a Igreja e o mundo necessitam, assim como a terra necessita da chuva; a vocês, jovens, que são o presente e o futuro; sim, precisamente a vocês, jovens, Jesus diz: ‘Não tenham medo'”.

Participaram da cerimônia 30 cardeais, 700 bispos e 10 mil padres. O papa leu a homilia focada nos desafios para os jovens. “Amigos, nós também precisamos de algum lampejo de luz para enfrentar a escuridão da noite, os desafios da vida, os medos que nos assaltam, as trevas que frequentemente vemos ao nosso redor. O Evangelho nos revela que essa luz tem um nome. Sim, essa luz, que veio para iluminar o mundo, é Jesus.”

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou surpresa pela grande mobilização que acompanhou o papa durante sua visita a Lisboa. “É algo nunca antes visto em Portugal. Fiquei surpreso porque não pensava que pudéssemos atingir isso. Chegar aos 500 mil sim, de 500 mil a 1 milhão era difícil, mas mais de 1 milhão é uma loucura. É algo nunca antes visto em Portugal.”

A mensagem de Francisco nesta semana foi de inclusão. O papa enfatizou que “todos, todos, todos” têm um lugar na Igreja. Isso se alinha com sua mensagem de que a Igreja não é um espaço de regras rígidas que só permite a entrada dos perfeitos, mas sim um “hospital de campanha” para almas feridas onde todos são bem-vindos.

“No mundo de hoje, é muito importante nos aceitarmos como somos e reconhecer nosso lugar como cristãos e validá-lo”, disse Doriane Kilundum, uma peregrina de 23 anos da República Democrática do Congo. “Nós realmente apoiamos a mensagem do Papa e estamos felizes por estar aqui.”

Doriane afirmou que a experiência de passar a noite no campo, com outros 1,5 milhão de fiéis, era algo sem precedentes para ela e outros peregrinos congoleses. “Estou acompanhada por jovens do meu país que estão se encontrando pela primeira vez com pessoas de outros lugares, e entender que somos uma única nação, para nós, é lindo”, disse ela.

A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude em 2027 marca a volta do encontro a um país asiático, o que não acontecia desde 1995 com a edição nas Filipinas.

Criada em 1985 pelo papa João Paulo 2.º (1920-2005), a Jornada Mundial da Juventude é o maior evento internacional da Igreja Católica.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Faca usada por ‘coach’ para matar o pai idoso em Campo Grande entortou após golpes

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

deputado pollon pré-candidatura

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Últimas Notícias

Política

‘Brasil não tem que baixar as calças’: deputado de MS defende aproximação com Europa e Ásia após tarifaço de Trump

Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) diz que "brasileiro não admite ser mandado por alguém de fora"

Mundo

Trump diz que tarifas fortalecem economia dos EUA e prevê arrecadação de US$ 200 bi em agosto

Arrecadação deve comprovar a "eficiência" da política comercial adotada por Trump

Brasil

Defesa de Moraes será feita pelo STF

Até o momento, apenas o ministro Flavio Dino se manifestou sobre o assunto

Economia

Real cai, mas tem melhor performance entre as principais divisas globais

Decreto de 50% assinado e sanções ao ministro do ST, Alexandre de Moraes, influenciaram na queda da moeda brasileira