que varre o Oceano Pacífico em direção às Filipinas deve se transformar em supertufão e seguir rumo a Taiwan, Hong Kong e até o final desta semana, dizem meteorologistas.

O tufão Doksuri começou como uma tempestade tropical no Pacífico Ocidental na manhã do domingo (23), segundo o Joint Typhoon Warning Center dos Estados Unidos. No final do dia, havia sido atualizado para um tufão com de até 230 km/h, segundo a agência meteorológica filipina Pagasa.

O tufão agora está se aproximando de Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas, onde deve atingir a borda nordeste na terça-feira (25) trazendo até 250 mm de chuva.

Isso pode aumentar para cerca de 450 mm de chuva até quarta-feira (26), à medida que o tufão se intensifica e se dirige para a parte norte do Mar da China Meridional — indicando problemas potenciais para Taiwan, Hong Kong e partes do sul da China.

Doksuri, também conhecido como Egay nas Filipinas, pode se tornar um supertufão — o equivalente a um furacão de categoria 5, o nível mais alto e destrutivo da escala — no final da terça-feira ou início da quarta-feira, alertou Pagasa

Nesse nível, as tempestades podem causar danos catastróficos a áreas residenciais, dependendo da velocidade do vento e da extensão das tempestades costeiras.