No G7, Biden fala com premiê japonês sobre cooperação contra ‘coerção’ chinesa

Os líderes se encontraram em Hiroshima, no Japão, no primeiro dia da cúpula do G7

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Presidente dos EUA Joe Biden. (Reprodução,Redes sociais)

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, conversaram nesta quinta-feira sobre aumentar a cooperação econômica e em segurança e defesa, incluindo em relação ao “comportamento de coerção” da China e a programas nucleares da Coreia do Norte, informou a Casa Branca. Os líderes se encontraram em Hiroshima, no Japão, no primeiro dia da cúpula do G7.

Biden e Kishida destacaram, na reunião, sua “oposição a qualquer tentativa de mudar o status quo pela força” no Estreito de Taiwan, numa referência à China, e reiteraram seu compromisso com manter a paz e estabilidade na região, segundo comunicado da Casa Branca.

Eles enfatizaram ainda a “importância de criar uma cooperação multilateral da região Indo-Pacífico” – em especial com a Coreia do Sul, Austrália e Índia, nações do Sudeste Asiático e as Ilhas do Pacífico.

O apoio à Ucrânia na guerra com a Rússia também foi reafirmado, ainda de acordo com a nota.

Quanto a assuntos econômicos, os líderes falaram sobre o lançamento de novas parcerias entre empresas e universidades dos dois países em áreas como computação quântica e semicondutores. Eles conversaram sobre a promoção de energia limpa, o estabelecimento de cadeias de suprimentos de minerais essenciais e esforços para fortalecer a cooperação, como através de negociações da Estrutura Econômica do Indo-Pacífico (IPEF, na sigla em inglês).

Conteúdos relacionados