Pular para o conteúdo
Mundo

Irã: ganhadora do Nobel da Paz faz greve de fome para receber cuidados médicos na prisão

Narges Mohammadi, ganhadora do Nobel da Paz deste ano, iniciou uma greve de fome nesta segunda-feira, 6, por ter sido impedida, junto com outros presos, de receber cuidados médicos. Com a manifestação, Mohammadi também deseja protestar contra o uso obrigatório do lenço na cabeça para as mulheres no Irã, de acordo com uma campanha em … Continued
Agência Estado -
Narges Mohammadi (ONU)

Narges Mohammadi, ganhadora do Nobel da Paz deste ano, iniciou uma greve de fome nesta segunda-feira, 6, por ter sido impedida, junto com outros presos, de receber cuidados médicos. Com a manifestação, Mohammadi também deseja protestar contra o uso obrigatório do lenço na cabeça para as mulheres no , de acordo com uma campanha em defesa da ativista.

A decisão de Mohammadi, de 51 anos, aumenta a pressão sobre a teocracia iraniana devido ao encarceramento da ativista, que recebeu o Nobel pelos seus anos de protesto contra as duras leis iranianas, apesar de uma campanha de décadas do governo contra ela.

A campanha Free Narges Mohammadi disse que ela enviou uma mensagem da de Evin e “informou a sua família que iniciou uma greve de fome há várias horas”. Segundo a campanha, Mohammadi e seu advogado tentam, há semanas, transferir a ativista para um hospital especializado para cuidados cardíacos e pulmonares, sem detalhar as condições de que Mohammadi sofria

Outra ativista iraniana que está presa, a advogada Nasrin Sotoudeh, também necessita de cuidados médicos que ainda não recebeu. Ela foi presa enquanto participava do funeral de uma adolescente que morreu em circunstâncias controversas no de Teerã sem usar hijab.

“Narges iniciou hoje uma greve de fome… protestando contra duas coisas: a política da República Islâmica de atrasar e negligenciar os cuidados médicos aos reclusos doentes, resultando na perda da saúde e da vida de indivíduos, e a política de ‘morte’ ou ‘hijab obrigatório’ para as mulheres iranianas”, dizia o comunicado.

As autoridades iranianas e a sua rede de televisão controlada pelo Estado não reconheceram imediatamente a greve de fome de Mohammadi, o que é comum em casos que envolvem ativistas no país A missão do Irã na ONU não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Mohammadi manteve o seu ativismo apesar das numerosas detenções pelas autoridades iranianas e de ter passado anos atrás das grades. Ela continuou sendo uma figura de destaque nos protestos liderados por mulheres em todo o país, desencadeados pela morte, no ano passado, de Mahsa Amini, uma mulher de 22 anos que estava sob custódia policial após não usar hijab.

Em outubro, a adolescente Armita Geravand sofreu um ferimento na cabeça enquanto estava no metrô de Teerã sem hijab. Os pais de Geravand apareceram em imagens da mídia estatal dizendo que um problema de pressão arterial, uma queda ou talvez ambos contribuíram para o ferimento da filha. Ativistas no exterior alegaram que Geravand pode ter sido empurrada ou atacada por não usar o hijab. Ela morreu semanas depois.

As autoridades prenderam Sotoudeh, uma advogada de direitos humanos de 60 anos, enquanto ela comparecia ao funeral de Geravand. Sotoudeh não usava hijab no momento de sua prisão e sofreu ferimentos na cabeça que causaram dores de cabeça prolongadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Escritor e poeta Paulo Henriques Britto é eleito para a ABL

Professores participam de formação sobre mudanças climáticas e educação ambiental

Polícia cumpre mandado contra condenado a 31 anos por estupro de vulnerável

Botafogo, Cruzeiro, Inter e Red Bull Bragantino avançam e fecham as vagas na Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Homem é preso em flagrante por importunação sexual contra adolescente

Últimas Notícias

Polícia

Tortura: Mulher é ferida a facada no pescoço, tem cabelos cortados por ex que é preso após cerco policial 

Mulher foi surpreendida por ex-marido quando chegou em casa

Charge

Quanta falsidade!

Brasil

Mais Médicos bate recorde de inscritos com mais de 45,7 mil candidatos

Do total de inscritos, 93% são brasileiros (42.383 profissionais)

Polícia

Motorista preso na BR-262 com ‘placa’ de cocaína

O homem disse que iria de Corumbá até Bonito