Pular para o conteúdo
Mundo

Inglaterra inicia instalação de turbinas do maior parque eólico em alto-mar do mundo

A previsão de conclusão do parque eólico é 2026
Agência Estado -
Parque eólico será o maior do mundo (Foto: Conexaoplaneta.com)

O processo de instalação da primeira das 277 turbinas no maior parque eólico offshore (em alto-mar) do mundo está em andamento no . A SSE, empresa de energia britânica, anunciou que pretende instalar a primeira turbina neste a cerca de 130 quilômetros da costa de Yorkshire, no norte da Inglaterra. A previsão de conclusão do parque eólico é 2026.

As turbinas de 260 metros de altura – quase o dobro da London Eye o equivalente ao Rockefeller Center – serão instaladas usando uma embarcação especializada com capacidade de içamento de 3,2 mil toneladas, a maior deste tipo em todo o mundo, segundo a SSE. O Voltaire de Jan de Nul também é o primeiro navio de emissão ultrabaixa de seu tipo. O custo da construção será de 9 bilhões de libras (R$ 48 bilhões, na cotação atual), de acordo com o portal britânico The Guardian.

O Parque Eólico Dogger Bank é o maior parque eólico offshore do mundo em construção e deverá ser o maior do mundo em operação, quando concluído, em 2026.

Quando pronto, o parque eólico terá uma capacidade instalada de 3,6 GW de eletricidade renovável e será capaz de produzir energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a seis milhões de residências anualmente. Cada volta das pás irá gerar energia para abastecer uma casa média do Reino Unido por dois dias.

“Este projeto gerará energia limpa e barata para abastecer milhões de residências e fornecerá ao Reino Unido maior independência energética em face ao resgate de energia de Putin. A interrupção do fornecimento global de energia é um dos principais riscos que destacamos em nosso novo Registro Nacional de Riscos”, disse o vice-primeiro-ministro Oliver Dowden disse em uma ao porto de Able Seaton.

Em entrevista ao programa Today da BBC Radio 4 na quinta-feira, 3, Alistair Phillips-Davies, diretor-executivo da SSE, disse que os próximos parques eólicos dependeriam de subsídios do governo para seguir em compasso com o aumento dos custos do processo, entre materiais e serviço, resultado da inflação significativa na economia do Reino Unido.

“O governo precisa implementar a flexibilidade para garantir que ainda possamos construir esses parques eólicos”, disse ele. “Temos que lembrar que o preço da energia [dos parques eólicos] ainda é muito mais baixo do que vemos nos combustíveis importados e, em particular, no gás”.

A instalação das turbinas do Parque Eólico Dogger Bank começa cerca de um mês depois que os planos para a construção de um outro parque eólico offshore de grandes proporções na costa dede Norfolk foram interrompidos devido ao aumento dos custos da cadeia de suprimentos e ao aumento das taxas de juros, segundo o The Guardian.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cooperativa realiza ação de cadastro de interessados em atuar na unidade em São Gabriel do Oeste

Fernanda Torres é destaque em desfile da Chanel na Itália

Arlindo Cruz é internado em CTI com diagnóstico de derrame pleural

mst

Associação dos Oficiais Militares de MS repudia falas de Zeca do PT sobre atuação do Choque em bloqueio do MST

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

Federação diz que prova que terminou com morte de pecuarista não era autorizada

Motoentregador morre atropelado por ônibus na Joaquim Murtinho após colidir em carro e cair na rua

Últimas Notícias

Esportes

PSG vence o Arsenal no primeiro jogo semifinal da Champions League 24/25

Franceses venceram fora de casa, com gol de Dembélé, logo aos três minutos de jogo

Política

Rose diz que federação União Progressistas “é momento histórico para MS”

Presidente do União em MS disse que federação amplia possibilidade de diálogo

Le Blog Maria Antonia

Anitta aciona órgão federal para impedir uso de seu nome em cosméticos

Anitta e a farmacêutica Farmoquímica estão travando uma disputa envolvendo o uso do nome artístico da cantora em linhas de cosméticos. Segundo a assessoria de comunicação da artista, a empresa pretende utilizar o nome “Anitta” em produtos de beleza, mas atualmente possui autorização apenas para o uso da marca “Annita” — com dois “N” — … Continued

Mundo

Vaticano confirma desistência de segundo cardeal apto a votar no Conclave

Com nova desistência o número de cardeias passa a ser de 133