Pular para o conteúdo
Mundo

Inglaterra inicia instalação de turbinas do maior parque eólico em alto-mar do mundo

A previsão de conclusão do parque eólico é 2026
Agência Estado -
Parque eólico será o maior do mundo (Foto: Conexaoplaneta.com)

O processo de instalação da primeira das 277 turbinas no maior parque eólico offshore (em alto-mar) do mundo está em andamento no . A SSE, empresa de energia britânica, anunciou que pretende instalar a primeira turbina neste a cerca de 130 quilômetros da costa de Yorkshire, no norte da Inglaterra. A previsão de conclusão do parque eólico é 2026.

As turbinas de 260 metros de altura – quase o dobro da London Eye o equivalente ao Rockefeller Center – serão instaladas usando uma embarcação especializada com capacidade de içamento de 3,2 mil toneladas, a maior deste tipo em todo o mundo, segundo a SSE. O Voltaire de Jan de Nul também é o primeiro navio de emissão ultrabaixa de seu tipo. O custo da construção será de 9 bilhões de libras (R$ 48 bilhões, na cotação atual), de acordo com o portal britânico The Guardian.

O Parque Eólico Dogger Bank é o maior parque eólico offshore do mundo em construção e deverá ser o maior do mundo em operação, quando concluído, em 2026.

Quando pronto, o parque eólico terá uma capacidade instalada de 3,6 GW de eletricidade renovável e será capaz de produzir energia limpa suficiente para abastecer o equivalente a seis milhões de residências anualmente. Cada volta das pás irá gerar energia para abastecer uma casa média do Reino Unido por dois dias.

“Este projeto gerará energia limpa e barata para abastecer milhões de residências e fornecerá ao Reino Unido maior independência energética em face ao de energia de Putin. A interrupção do fornecimento global de energia é um dos principais riscos que destacamos em nosso novo Registro Nacional de Riscos”, disse o vice-primeiro-ministro Oliver Dowden disse em uma visita ao porto de Able Seaton.

Em entrevista ao programa Today da BBC Radio 4 na quinta-feira, 3, Alistair Phillips-Davies, diretor-executivo da SSE, disse que os próximos parques eólicos dependeriam de subsídios do governo para seguir em compasso com o aumento dos custos do processo, entre materiais e serviço, resultado da inflação significativa na economia do Reino Unido.

“O governo precisa implementar a flexibilidade para garantir que ainda possamos construir esses parques eólicos”, disse ele. “Temos que lembrar que o preço da energia [dos parques eólicos] ainda é muito mais baixo do que vemos nos combustíveis importados e, em particular, no gás”.

A instalação das turbinas do Parque Eólico Dogger Bank começa cerca de um mês depois que os planos para a construção de um outro parque eólico offshore de grandes proporções na costa dede Norfolk foram interrompidos devido ao aumento dos custos da cadeia de suprimentos e ao aumento das taxas de juros, segundo o The Guardian.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime