Desentendimento causado por pescadores argentinos no Rio Paraguai tem gerado movimentações das marinhas dos dois países desde o fim de semana. De acordo com a imprensa argentina, o país passou a controlar a navegação na região em resposta à ação paraguaia.

Segundo a imprensa argentina, no fim de semana a Marinha Paraguaia intimidou pescadores argentinos de Corrientes, que pescavam em águas jurisdicionais. Diante da situação, a Província de Corrientes apresentou uma reclamação formal ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina.

A Argentina passou a controlar a navegação na área, deslocando o navio usado pela Prefeitura Naval, que geralmente fica em Puerto Iguazú, mas agora está na região de Ituzaingó, próximo a Ayolas.

Por outro lado, segundo relatos da imprensa paraguaia, a Marinha do Paraguai alegou que os pescadores estavam na área da eclusa, quando na verdade o local do incidente fica a 20 quilômetros de distância.

O que preocupa as autoridades dos dois países é que o incidente refletiu no movimento pesqueiro na região. Pescadores de Mato Grosso do Sul, inclusive, têm a região de Corrientes como destino de pesca.