Homem morreu após ser infectado por ameba ‘comedora de cérebro’ ao lavar o rosto em torneira. O caso aconteceu na Flórida, Estados Unidos.

Conforme a imprensa local, a vítima, que não teve a identidade revelada, contraiu a ameba Naegleria Fowlen, que pode causar infecção no cérebro conhecida como meningoencefalite amebiana primária, que ainda não possui tratamento eficaz.

O diretor do laboratório marinho da Sanibel-Captiva Conservation Foundation, disse em entrevista à Fox 4 que a doença causada pela ameba é extremamente rara e só pode afetar as pessoas pelo nariz, não por ingestão.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) informou que, entre 2013 e 2022, 29 casos de morte pela Naegleria Fowlen foram registrados nos Estados Unidos.

Entretanto, é a primeira vez em que uma pessoa é infectada por água de torneira na Flórida.

A última morte registrada em razão do parasita ocorreu em agosto do ano passado, quando autoridades de saúde do estado de Nebraska confirmaram a morte de um menino de 8 anos. A suspeita é de que a infecção tenha ocorrido enquanto a criança nadava no rio.