Pular para o conteúdo
Mundo

Erdogan toma posse como presidente da Turquia, iniciando seu terceiro mandato

Em outubro, o país celebra seu centenário como república, que se iniciou após a queda do Império Otomano.
Agência Estado -

Eleito pela terceira vez na , o presidente Recep Tayyip Erdogan tomou posse neste sábado, 3, dando início ao seu terceiro mandato presidencial após três passagens como primeiro-ministro. Durante sua cerimônia de posse no palácio presidencial, ele saudou “o início do século turco, um novo período de glória para nosso país”. Em outubro, o país celebra seu centenário como república, que se iniciou após a queda do Império Otomano.

“Convido todas as 81 províncias a se reunirem em fraternidade. Deixemos para trás os ressentimentos da campanha. Vamos encontrar uma maneira de compensar os sentimentos feridos. Vamos todos trabalhar juntos para construir o século turco”, disse em seu discurso de posse. Ele também expressou sua intenção de introduzir uma nova constituição, dizendo: “Libertaremos nossa da atual constituição produzida pelo golpe militar (de 1980) e a fortaleceremos com uma constituição civil e inclusiva que promova a liberdade”.

Agora, as atenções estão voltadas para o anúncio de seu novo gabinete. Sua programação deve indicar se haverá uma continuação de políticas econômicas heterodoxas ou um retorno a outras mais convencionais, em meio a uma crise de aumento do custo de vida.

Erdogan, de 69 anos, ganhou um novo mandato de cinco anos em um da corrida presidencial na semana passada, o que pode estender seu governo de 20 anos no país-chave da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), responsável pelo segundo maior exército da aliança militar internacional. A Turquia também hospeda milhões de refugiados e desempenhou um papel crucial na intermediação de um acordo que permitiu o embarque de grãos ucranianos através do Mar Negro, alertando para uma crise alimentar global.

Por Associated Press

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
imposto de renda

A uma semana do fim do prazo, um terço dos brasileiros não declarou IR

Motorista tenta fugir mas é preso com mais de uma tonelada de maconha em Sidrolândia

enem

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Justiça suspende ato de Riedel e derruba nomeação de Carlos Alberto de Assis na Agems

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1905 – Telégrafo chega a Porto Murtinho

É oficialmente entregue à população em 24 de maio de 1905, a estação telegráfica de Porto Murtinho. O major Rondon, chefe do serviço de extensão da rede, conforme ele mesmo conta em seu diário, deu, as 9 horas, “começo às transmissões de meus telegramas de comunicação da inauguração. Cedo apareceu Porto Murtinho, sendo este o … Continued

Charge

Caça aos ratos

Polícia

Corpo encontrado carbonizado em MS é de torcedor colombiano

Ele veio ao Brasil, acompanhado de mais três amigos para assistir o jogo do clube

Polícia

Mulher mata homem com facada no peito em praça de Dourados

Após o crime, ela fugiu e foi presa posteriormente pela Polícia Militar