Pular para o conteúdo
Mundo

El Salvador, com a maior taxa de detentos do mundo, inaugura prisão para 40 mil

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, inaugurou a maior prisão do país, com capacidade para 40 mil pessoas, após registrar a maior taxa de encarceramento do mundo no ano passado O novo centro de detenção sozinho dobra a capacidade do já congestionado sistema prisional salvadorenho. “Ontem inauguramos o Centro de Confinamento do Terrorismo… Uma … Continued
Agência Estado -
Presídio em El Salvador. (Foto: Imprensa Oficial de El Salvador)

O presidente de El , Nayib Bukele, inaugurou a maior prisão do país, com capacidade para 40 mil pessoas, após registrar a maior taxa de encarceramento do mundo no ano passado O novo centro de detenção sozinho dobra a capacidade do já congestionado sistema prisional salvadorenho.

“Ontem inauguramos o Centro de Confinamento do Terrorismo… Uma gigantesca obra realizada em apenas 7 meses e que é uma peça fundamental para ganhar por completo a guerra com as gangues”, escreveu Bukele em suas redes sociais na quarta-feira, 1°, junto com um vídeo das instalações.

O complexo foi construído em uma região rural e isolada do município de Tecoluca, a 74 km da capital San Salvador. Um muro com dois quilômetros de extensão cerca a construção, que terá dez pavilhões com celas de concreto armado. De acordo com o governo, 600 soldados e 250 policiais vão vigiar o prédio.

El Salvador é um país de 6,5 milhões de pessoas no qual o número de presos está crescendo rapidamente porque o governo está em uma campanha para reprimir a violência de gangues

Cerca de 2% de toda a população de El Salvador está presa. É o país com a maior taxa de encarcerados do mundo.

Sistema sobrecarregado

A construção mais do que dobra o número de vagas prisionais no país, que hoje conta com 20 centros de detenção, com capacidade total de 30 mil pessoas – embora mais de 97 mil salvadorenhos estejam privados de liberdade, segundo o jornal La Prensa Gráfica. A cifra corresponde a 2,2% da população maior de 18 anos.

Os números fizeram a pequena nação centro-americana de 6,5 milhões de habitantes chegar, em março do ano passado, ao topo do ranking de países com maior taxa de encarceramento do mundo. Os dados são da World Prison Brief, organização sediada na Birkbeck, em Londres.

Até a inauguração desse novo presídio, na terça-feira, 1º, a maior cadeia do país era a de La Esperanza, que abriga 33 mil pessoas (apesar da capacidade ser de 10 mil).

Até 2021, havia 20 centros de detenção no país com capacidade para 30 mil pessoas -no entanto, naquele ano havia quase 36 mil presos.

O diretor do sistema de prisões de El Salvador, Osiris Luna, disse que a nova prisão foi construída em uma área de 166 hectares, e que será patrulhada por 250 policiais.

Estado de exceção

Em março de 2022, o presidente do país, Nayib Bukele, conseguiu no Congresso a aprovação de um estado de exceção no país. Dessa forma, alguns direitos constitucionais foram suspensos -a polícia passou a fazer prisões sem mandados, e o governo passou a poder acessar a comunicação das pessoas sem autorização da Justiça.

Depois disso, o número de presos explodiu: mais de 62 mil pessoas foram presas, a maioria delas suspeita de pertencer a gangues.

A medida foi uma resposta ao mais letal de El Salvador desde 2001, quando 87 foram mortas em 72 horas.

Antes, o país, que era um dos mais violentos do mundo, registrava dias sem mortes. Há evidências de que a onda de violência explodiu devido ao fim de um pacto do atual governo com criminosos. Em maio, o jornal El Faro revelou áudios que mostravam negociações entre um membro do governo e a MS-13, uma das três principais pandillas do país. Após o estado de exceção, as taxas de homicídio voltaram a cair.

Diversos órgãos de direitos humanos, além de moradores, no entanto, denunciam a prisão de inocentes e suspeitas de maus-tratos nos centros penitenciários. Na sexta-feira, 27, a Human Rights Watch afirmou que uma base de dados obtida pela ONG sustenta a existência de superlotação severa das prisões, violações em massa do devido processo legal e detenções de adolescentes. Segundo a organização, os dados são do Ministério da Segurança Pública e listam pessoas processadas sob o estado de exceção.

A Human Rights Watch afirma ainda que, no final de agosto, 1.082 menores de idade foram presos -918 do sexo masculino, e 164, do feminino-, incluindo 21 adolescentes de 12 e 13 anos. O banco de dados também contabiliza ao menos 32 pessoas mortas sob custódia do Estado.

A inauguração acontece um ano antes do pleito de 2024, em que Bukele vai concorrer outra vez, contrariando a Constituição salvadorenha, que veta a reeleição direta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Administrativos da Educação Municipal paralisam atividades na quinta-feira

Asfalto se desfaz após operação tapa-buracos e moradores reclamam: ‘Parece terra com pedra molhada’

Mulher que matou filha afogada é condenada a 6 anos de prisão em Campo Grande

Homem é inocentado após 38 anos preso em Londres

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

mujica vander pepe

Vander lamenta morte de Pepe Mujica: “homem brilhante, de sabedoria que poucos têm”

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Madonna vai estrelar sua própria história em série da Netflix

Madonna está pronta para revisitar sua trajetória lendária — desta vez, em formato de série. Segundo o site Deadline, a Rainha do Pop está desenvolvendo uma minissérie sobre sua vida e carreira musical, que será produzida pela Netflix. O projeto, ainda em estágio inicial, contará com a própria artista na produção executiva, ao lado de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Kim Kardashian chora em tribunal e perdoa ladrões em julgamento de roubo milionário em Paris

A empresária e estrela de reality show Kim Kardashian compareceu nesta terça-feira (13) ao tribunal de Paris para prestar depoimento no julgamento dos acusados de envolvimento no violento assalto que sofreu em outubro de 2016. Durante a Semana de Moda de Paris, Kim foi rendida e amarrada sob a mira de arma na suíte de … Continued

Política

“Fez política com o coração”, lembra Camila Jara sobre Pepe Mujica

Ex-presidente do Uruguai lutou contra câncer

Polícia

‘Dor muito grande’: Familiar lamenta morte de Ronaldo, esfaqueado pela esposa

Família da vítima não acredita em morte acidental e questiona motivo da esposa supostamente ter mentido