Pular para o conteúdo
Mundo

Contrariado, Zelensky diz ser compreensível que Otan não confirme data para adesão da Ucrânia

Pelas regras da organização, um ataque armado a um membro da Otan é considerado um ataque a todos
Da Redação -
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. (Foto: Reprodução / Twitter)

O presidente da , Volodymyr Zelensky, mudou um pouco o tom de suas declarações sobre a ausência de um cronograma formal de adesão de seu país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ontem, no primeiro dia da reunião de cúpula da aliança militar em Vilnius, na Lituânia, foi anunciado uma espécie de pacote de ações envolvendo assistência militar, a criação de um conselho específico sobre o tema e uma promessa ainda vaga de adesão no futuro. Mas sem datas ou maiores detalhes.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), Zelensky afirmou ser “compreensível” que a Ucrânia não possa se juntar à Otan quando está em guerra, mas repetiu que seria ideal se houvesse um convite para que Kiev se juntasse à aliança. Pelas regras da organização um ataque armado a um membro da Otan é considerado um ataque a todos.

Jens Stoltenberg, secretário-geral da organização disse à imprensa que a Ucrânia está “mais perto da Otan do que nunca”. Segundo ele, o processo de adesão está sendo encurtado e a Ucrânia “se tornará membro”, mas evitou se comprometer com um cronograma.

A respeito das queixas da Rússia sobre a aproximação entre Otan e Ucrânia, Stoltenberg disse que os aliados não permitirão que Moscou comece a decidir quem pode e quem não pode ser membro da Otan. “Cabe aos aliados da Otan e à Ucrânia decidirem quando se tornar um membro, Moscou não tem poder de veto sobre isso.”

Zelensky declarou que a Otan deu um sinal poderoso -, comparando as medidas à candidatura da Ucrânia para ingressar na – para a Rússia de que seu país será um estado independente. Na terça-feira, antes do início da cúpula, o presidente ucraniana havia dito que seria um “absurdo” não serem definidos nem o prazo, nem o convite para a adesão da Ucrânia.

Zelensky está realizando hoje uma série de reuniões bilaterais com líderes da Otan para formalizar acordos de envio de armas e munições ao seu país, algumas de longo alcance.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Últimas Notícias

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto