Pular para o conteúdo
Mundo

Conflito em Gaza: brasileiros tentam fugir pela fronteira com Egito

Pelo menos 28 brasileiros sofrem há dias para deixar zona de guerra em segurança
Agência Estado -
Brasileiros rumo à fronteira com o Egito. (Reprodução, redes sociais)

Em meio a temores de uma incursão de contra o Hamas em Gaza, estrangeiros aguardam há dias a movimentação diplomática para que o abra a passagem fronteiriça de Rafah, no sul do enclave palestino, para deixar o local, que é alvo de um cerco das israelenses.

Pelo menos 28 brasileiros sofrem há dias para deixar Gaza em segurança. O grupo conseguiu chegar ao sul e está concentrado entre as cidades de Rafah e Khan Younis, perto do Egito, mas se deparou com a fronteira fechada. Junto com eles, o governo tenta resgatar mais seis palestinos que têm residência no , mas ainda não conseguiu embarcá-los.

Hasan Rabee está na lista de resgate e conta que a situação é dramática. Em vídeo nas redes sociais, ele relatou que saiu para procurar pão e carregar o celular quando se deparou com uma explosão. “Atacaram uma casa de civis, tem bastante gente ferida, o resgate ainda não está funcionando, os hospitais colapsaram, pessoas feridas estão correndo na rua. Está muito difícil.”

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) aguarda em Roma, na Itália, a abertura da fronteira para buscar os 28 brasileiros. O grupo tem 14 crianças, 8 mulheres e 6 homens – 22 deles nasceram no Brasil, 3 são imigrantes palestinos e 3 são palestinos que possuem cidadania brasileira.

Apoio

Assim que autorizada a passagem dos brasileiros, o avião da FAB deve se deslocar até o Egito para fazer o resgate, informou ontem o Itamaraty. Enquanto isso, os brasileiros têm recebido apoio psicológico da embaixada. Uma profissional foi contratada em Gaza para fazer o acompanhamento das famílias. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Homem é preso após importunar duas adolescentes dentro de ônibus em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Protesto contra impunidade na fronteira com MS lembra três anos da morte de ex-prefeito

Últimas Notícias

Cotidiano

Pessoas em situação de rua amanhecem às portas do Centro POP, fechado aos fins de semana

Sem um ambiente para tomar banho, comer e realizar necessidades básicas, eles buscam alternativas para driblar os desafios de viver nas ruas da Capital.

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu

Emprego e Concurso

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além da comunidade em geral

MidiaMAIS

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Nas imagens, o touro aparece sozinho, avançando na trilha, até perceber a presença dos felinos à frente