Após o fim do velório nesta quarta-feira (4), o corpo do Papa emérito Bento XVI agora participa de uma cerimônia fúnebre no Vaticano, desde as primeiras horas desta quinta. Pela primeira vez na história, um papa em exercício, Francisco, participa da cerimônia de seu antecessor.

O caixão com o corpo de Bento XVI é agora levado para dentro da Basílica de São Pedro, onde ocorrerá uma cerimônia privada. Bento XVI será enterrado sob a basílica, onde estão também os túmulos de outros papas.

Em seguida, ele será colocado em um caixão de zinco, que será soldado. Depois será colocado em um terceiro caixão de madeira maior.

Bento XVI será enterrado de acordo com seus desejos no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na basílica em 2011.

Nas primeiras palavras no funeral de Bento XVI, o papa Francisco, que preside a cerimônia, pediu que seu antecessor “seja bem recebido por Deus”.