Pular para o conteúdo
Mundo

China envia embaixador à Coreia do Norte, em sinal de reaproximação diplomática

A China é a principal fonte de ajuda econômica e apoio político da Coreia do Norte
Agência Estado -
(Foto: Divulgação / Agência oficial de notícias do governo da China)

A anunciou nesta terça-feira, 28, que o novo embaixador do país na assumiu seu posto, em um sinal que a Coreia do Norte está reabrindo em meio a relatos de que vem passando por dificuldades pela pandemia da covid-19 e pela escassez de alimentos.

Wang Yajun irá auxiliar no desenvolvimento da amizade tradicional entre “vizinhos que dividem montanhas e rios”, disse nesta terça a ministra de Relações Exteriores da China, Mao Ning

A ida do embaixador ocorre pouco após a mídia estatal norte-coreana informar que o presidente do país, Kim Jong Un, incitou seus cientistas nucleares a aumentar a produção de material para a construção de bombas.

A China é a principal fonte de ajuda econômica e apoio político da Coreia do Norte, mas as interações foram interrompidas por restrições de viagens impostas na tentativa de impedir a propagação da covid-19.

Ainda, o apoio da China à Coreia do Norte, como também à Rússia, é visto como um ato de desafio à ordem mundial liberal liderada pelos Estados Unidos.

Embora a China tenha concordado com as sanções das Nações Unidas contra a Coreia do Norte por causa de seus testes nucleares, ela repetidamente garantiu apoio ao regime de Kim para evitar seu colapso e as possíveis consequências humanitárias, militares e políticas que poderiam seguir. Fonte: Associated Press.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

soraya

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Últimas Notícias

Transparência

Juiz tenta acelerar julgamento de prefeito que contratou irmão sem licitação após processo ficar ‘estacionado’

Ex-prefeito de Rio Brilhante foi denunciado por usar a empresa do irmão para negociar com a prefeitura sem licitação

Cotidiano

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Estima-se que animal tenha, pelo menos, dois metros de comprimento

Polícia

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Comerciante foi levado para a delegacia na manhã desta quinta-feira (17)

Transparência

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Empresários do ônibus querem receber mais que o dobro do valor pago por irregularidades nas linhas de ônibus de Campo Grande