Pular para o conteúdo
Mundo

Biden chama Xi Jinping de ‘ditador’ horas depois de reunião com líder da China

Esta foi a primeira conversa entre os líderes em um ano
Agência Estado -
Biden em encontro com Xi Jinping. (Reprodução, Redes Sociais)

O presidente dos , Joe Biden, reiterou para a imprensa, na quarta-feira (15), que o presidente da China, Xi Jinping, é “um ditador”. A declaração foi dada momentos depois de uma reunião de Biden com o Xi que durou mais de quatro horas – a primeira conversa entre os líderes em um ano.

“É um termo que usávamos antes. Ele [Xi] é um ditador no sentido de que é um cara que dirige um país comunista, que se baseia numa forma de governo completamente diferente da nossa”, respondeu Biden ao ser questionado por um repórter se ele ainda considerava Xi um ditador.

EUA e China concordam em substituir fósseis aumentando as energias renováveis.

A China condenou as declarações. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse: “este tipo de discurso é extremamente errado e é uma manipulação política irresponsável”. “Devo salientar que há sempre pessoas com segundas intenções que tentam semear a discórdia para arruinar as relações entre os Estados Unidos e a China e, neste caso, também não terão sucesso”, acrescentou o responsável.

Biden e Xi reuniram-se em São Francisco, na Califórnia, à margem de uma cimeira da APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacífico). Ambos os líderes concordaram em restabelecer as comunicações militares em um esforço para diminuir as tensões. No encontro, os governantes também abordaram questões sobre e chegaram a um acordo na luta contra o fentanil, no qual a China concordou em tomar medidas para reduzir a produção de ingredientes para o opioide sintético no centro de uma crise de saúde nos Estados Unidos. (Com agências internacionais).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esposa teria ajudado detento a fugir do presídio em Campo Grande

Homem tenta se defender de cachorro, mas acaba sendo esfaqueado no Los Angeles

Alunos da Reme realizam testes de Matemática e Ciências em 2º dia de aplicação do SAEB

Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito (Divulgação, Bonito CineSur)

Festival abre vagas para oficina gratuita de Iniciação ao Cinema em Bonito 

Notícias mais lidas agora

MPMS gastou R$ 496 mil com concurso para promotor com 100% dos candidatos reprovados

pcms santa casa

Cirurgião-dentista morreu após cair do 6º andar da Santa Casa, diz polícia

Quatro aparelhos e 50 chips são apreendidos com grupo que clonou celular de Riedel

Homem é condenado a 9 anos de prisão em regime fechado pela morte de comerciante na Homex

Últimas Notícias

Esportes

Ancelotti demonstra confiança antes de estreia no comando da seleção

Um dia antes do jogo contra o Equador pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Polícia

Preso por estupro que fugiu da cadeia em Campo Grande é recapturado

Esposa dele o esperava do lado de fora com uma motocicleta

Economia

Dólar fecha em leve alta na contramão do exterior com fiscal no radar

Operadores atribuíram a falta de fôlego do real ao menor otimismo em torno das medidas

Polícia

Residência de idoso é alvo de incêndio no interior de MS

Para controlar as chamas, o Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 500 mil litros de água