Pular para o conteúdo
Mundo

Alemanha, Reino Unido e França pedem trégua de conflito na Faixa de Gaza

Representante do governo estadunidense chega nesta segunda a Tel-Aviv
Agência Estado -
Guerra-na-Faixa-de-Gaza-repr-getty-images
Guerra na Faixa de Gaza. (Reprodução, Getty Images)

Em uma aparente mudança de direção, , Reino Unido e pediram nesse domingo (17), a Israel uma trégua na guerra em Gaza. Os EUA (Estados Unidos da América) parecem ter se juntado à pressão europeia. O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, chega nesta segunda (18), a Tel-Aviv com um recado da Casa Branca: reduzir a escala da guerra.

Os ministros das Relações Exteriores de Alemanha e Reino Unido – Annalena Baerbock e David Cameron – assinaram um artigo publicado ontem no Sunday pedindo um “cessar-fogo sustentável” em Gaza. “Civis demais já foram mortos na guerra”, disseram. “Temos de fazer tudo o que pudermos para preparar o caminho para um cessar-fogo sustentável, que leve a uma paz sustentável”.

Pouco depois, a chanceler da França, Catherine Colonna, chegou a Israel e também pressionou por uma trégua com um discurso muito parecidos. “Muitos civis estão sendo mortos”, disse Colonna, ao lado de seu colega israelense, Eli Cohen.

Nesta segunda, Austin se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e com o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, para discutir em detalhes quando e como o Exército começará uma nova fase que, segundo as autoridades americanas, envolverá grupos menores de forças de elite.

Renúncia

Nesse domingo (17), Netanyahu parecia imune à pressão e prometeu continuar lutando em Gaza, mesmo após a comoção causada pela morte por engano de três reféns israelenses pelos próprios militares de Israel, o que levantou novas questões sobre como seu governo está conduzindo a guerra.

A morte dos três, que seguravam uma bandeira branca, estavam sem camisa pedindo socorro em hebraico, pode dar impulso àqueles que defendem um novo cessar-fogo para permitir a libertação de mais sequestrados.

O principal líder da oposição israelense, Yair Lapid, pediu ontem a renúncia imediata de Netanyahu. Ele prometeu levar o caso ao Parlamento e disse que pedirá um voto de desconfiança para abrir caminho para um novo governo liderado por outro primeiro-ministro.

“Netanyahu deve renunciar imediatamente. Precisamos de mudanças, Ele não pode continuar como primeiro-ministro”, afirmou Lapid, que acusa Netanyahu e o aparato de segurança sob sua liderança de uma “falha imperdoável” por não terem evitado os ataques do Hamas em 7 de outubro, que mataram mais de 1,2 mil israelenses e deram início à guerra.

Com informações de agências internacionais

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
corumbá santa casa

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

martnalia posta foto seminua

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘de pé e sem cautela’

Justiça diz que é responsabilidade do Consórcio prestar serviço adequado e mandou empresa bilionária pagar multa de R$ 10 mil

Política

‘Estupidez de ditaduras’, avalia Zeca sobre polêmica com soldados da PM

Deputado prometeu acionar a PM cobrando esclarecimentos

Polícia

Grito de guerra violento com recém-formados da PMMS não foi criado pela instituição, diz Governo

Após o vídeo viralizar nas redes sociais, Governo disse que os fatos serão apurados

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de ‘Hannah Montana’

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued