Uma aeronave militar americana Osprey, que transportava oito pessoas, caiu nesta quarta-feira (29), no oceano ao sul do Japão. A guarda costeira japonesa está se dirigindo ao local para operações de busca e salvamento, segundo as autoridades.

Ainda não há detalhes sobre o que aconteceu com a Bell-Boeing V-22 Osprey e com as pessoas a bordo, disse o porta-voz da guarda costeira, Kazuo Ogawa.

A Guarda Costeira recebeu uma chamada de emergência de um barco de próximo ao local do acidente em Yakushima, uma ilha ao sul de Kagoshima, ele disse.

Não ficou imediatamente claro a qual base dos EUA o Osprey pertencia, mas acredita-se que ele estava indo de Iwakuni para Okinawa, onde está localizada a maioria das instalações militares americanas no Japão.

Osprey

O Osprey é uma aeronave híbrida que decola e aterrissa como um helicóptero, mas durante o voo pode girar suas hélices para frente e voar muito mais rápido, como um avião. As versões da aeronave são pilotadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais, pela e pela Força Aérea dos EUA.

Em agosto, uma aeronave Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA com 23 fuzileiros navais a bordo caiu em uma ilha do norte da Austrália, matando pelo menos três pessoas e ferindo gravemente pelo menos cinco durante um exercício de treinamento multinacional.

Com informações de agências internacionais e da Agência Estado