Pular para o conteúdo
Mundo

Zelenski pede a aliados mais sanções contra Rússia para lidar com ‘guerra de gás’

Pedido feito em seu Telegram é para limitar receitas de exportações da Rússia.
Agência Estado -
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. (Foto: Reprodução / Twitter)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, acusou a Rússia de deflagrar uma “guerra de gás” na Europa, após o anúncio de Moscou de que reduziria ainda mais o fornecimento da commodity na região. Zelenski também instou aliados a intensificarem as sanções contra os russos.

“Faça de tudo para limitar as receitas russas não apenas de gás e petróleo, mas também de quaisquer exportações restantes”, exortou Zelenski, em seu canal oficial do Telegram nesta segunda-feira, 25. “Corte os laços comerciais com a Rússia tanto quanto possível, porque cada um desses laços é uma ferramenta potencial da Rússia para pressionar”, acrescentou.

A estatal russa de energia Gazprom informou ontem que as exportações de gás por meio do vital gasoduto Nord Stream para a cairiam para cerca de um quinto da capacidade A redução – de 40% da capacidade atual para 20% – deve entrar em vigor nesta quarta-feira, 27.

“Tudo isso é feito pela Rússia deliberadamente para tornar o mais difícil possível para os europeus se prepararem para o inverno”, disse Zelenski. “Esta é uma guerra aberta de gás que a Rússia está travando contra uma Europa unida.”

A mais recente medida de Moscou em sua crescente guerra econômica com o Ocidente levantou novas questões sobre a capacidade da Europa de evitar a falta de quando o inverno chegar, o que pode levar ao racionamento, deixando fábricas ociosas e casas frias.

A Rússia negou usar seus suprimentos de energia como arma econômica e culpou os problemas relacionados às sanções com as turbinas do oleoduto pela redução dos fluxos de gás. A Alemanha, maior cliente de gás da Rússia na União Europeia, chamou as medidas de ataque econômico, dizendo que Moscou está usando a questão das turbinas como pretexto.

Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov disse esperar que os problemas das turbinas do Nord Stream sejam resolvidos “mais cedo ou mais tarde”, mas que os desafios técnicos permanecem. “A situação é criticamente complicada pelas restrições e sanções que foram introduzidas contra nosso país”, destacou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fluminense

À espera de reforços, Fluminense chega aos Estados Unidos para a disputa do Mundial

LISTA: Presente do Dia dos Namorados pode custar a partir de R$ 15 pela internet

Carretinha carregada com motocicletas se solta e Fiat Strada capota na BR-262

arraiás

Fim de semana tem opções de arraiás gratuitos por Campo Grande; confira lista

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

cpi consorcio oitivas

Ônibus sem limpeza e multa só para carros: relembre as oitivas da 2ª fase da CPI do Consórcio

Com Mounjaro esgotado nas farmácias, usuários fazem ‘busca alternativa’ para compra

Últimas Notícias

Sem Categoria

Uma a cada 8 dias: MS registrou 15 vítimas de feminicídio em menos de cinco meses

Mulheres foram mortas por maridos, namorados, ex e colegas de trabalho

Transparência

Sidrolândia terá nova unidade de saúde por R$ 3,78 milhões até 2027

Empresa C3 Construtora LTDA será a responsável pela obra

Política

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

Cargo deveria ser ocupado por servidor concursado, aponta Supremo

Trânsito

Acidente com capotamento deixa trânsito lento na Av. Bom Pastor

Apesar do susto e da logística do acidente, ninguém se feriu gravemente