Pular para o conteúdo
Mundo

Usina nuclear de Zaporizhzhia é desconectada pela primeira vez na história

Usina gera cerca de 20% da eletricidade da Ucrânia e um corte prolongado da rede nacional seria um grande desafio para a Ucrânia à medida que o clima mais frio se aproxima
Evelin Cáceres -

A nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, controlada pelas forças russas, foi desconectada da rede elétrica pela primeira vez em sua história nesta quinta-feira (25), segundo a operadora nuclear do país.

Embora o fornecimento de energia para a usina tenha sido restaurado, seis reatores permaneceram desconectados da rede da durante a noite de quinta-feira, no horário local, informou Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A operadora nuclear da Ucrânia, Energoatom, disse que incêndios em uma usina termelétrica próxima fizeram com que a última linha de energia restante de Zaporizhzhia se desconectasse duas vezes. As outras três linhas foram “perdidas anteriormente durante o conflito”, disse o órgão de vigilância nuclear.

A Energoatom culpou a Rússia pela desconexão. “As ações dos invasores causaram uma desconexão completa da ZNPP (usina nuclear de Zaporizhzhia) da rede elétrica – a primeira na história”, diz um comunicado da operadora.

O governador regional russo instalado no local culpou a ação militar ucraniana pelas interrupções e acrescentou que “o trabalho estava em andamento para restaurar o fornecimento para a região e lançar a segunda unidade de energia”.

Zaporizhzhia gera cerca de 20% da eletricidade da Ucrânia e um corte prolongado da rede nacional seria um grande desafio para a Ucrânia à medida que o clima mais frio se aproxima.

A usina nuclear, que é a maior da Europa, está sob controle russo desde março. Os confrontos em torno do complexo provocaram preocupação generalizada e temores de um desastre.

A Ucrânia acusou as tropas russas de usar a usina como escudo, arriscando um desastre potencial na usina. O Kremlin, por sua vez, acusou repetidamente as forças ucranianas de bombardear o local.

Também aumentaram os pedidos de inspetores da AIEA para visitar a fábrica. “Quase todos os dias há um novo incidente na usina nuclear de Zaporizhzhya ou perto dela. Não podemos perder mais tempo. Estou determinado a liderar pessoalmente uma missão da AIEA à usina nos próximos dias para ajudar a estabilizar a situação de segurança e proteção nuclear lá”, afirmou o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Shopping de Dourados terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana

Jovem e bebê recém-nascido são assassinados por pai de santo no RS

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Juiz dá prazo e pede urgência para marcar primeira audiência da 4ª fase da Tromper

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Prefeita e vereadores discutem áreas de investimentos em Campo Grande para 2026

Últimas Notícias

Polícia

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (21), quando a família foi obrigada a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 60 mil

Polícia

Mais vítimas aparecem e pai de santo é denunciado por abuso sexual contra menores

Pai de santo estaria pedindo dinheiro em grupos de WhatsApp para contratar um advogado

Mundo

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Lei foi sancionada mesmo com negativa dos ucranianos

Brasil

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

Medida será implementada gradualmente