Pular para o conteúdo
Mundo

Rússia ataca porto de Odessa para cortar linhas de abastecimento na Ucrânia

O porto foi atingido por mísseis russos na data em que o presidente Vladimir Putin liderou as comemorações de Moscou do Dia da Vitória
Agência Estado -
Foto: Reprodução

Tropas russas atacaram o porto de Odessa, no sul da , nesta segunda-feira, 9, segundo as autoridades ucranianas. O ataque faz parte, aparentemente, dos esforços russos para interromper as linhas de abastecimento e remessas de armas para as forças ucranianas.

O porto foi atingido por mísseis russos na data em que o presidente Vladimir Putin liderou as comemorações de Moscou do Dia da Vitória. Incêndios foram causados, e bombeiros estiveram no local até a madrugada desta terça-feira, 10. Uma pessoa foi morta e cinco ficaram feridas.

Imagens feitas na noite desta segunda-feira mostraram um prédio em chamas e detritos em Odessa, a terceira maior cidade do país. Ao amanhecer, o prefeito Gennadi Trukhanov visitou o edifício e disse que “não tinha nada em comum com militar ou objetos militares”, sugerindo que o ataque foi direcionado a um local civil.

A Ucrânia alegou que pelo menos algumas das munições usadas no ataque são da era soviética, o que pode indicar uma precisão menor da mira. Entretanto, o Centro de Estratégias de Defesa, think thank ucraniano que acompanha a guerra, afirmou que a Rússia usou algumas armas de precisão.

Autoridades ucranianas, britânicas e americanas alertam que o uso dessas armas podem estar sendo feitas de maneira rápida pela Rússia. Isso diminui o estoque, pressiona a capacidade de construir mais armas no mesmo ritmo e aumenta o risco de mísseis mais imprecisos serem usados à medida que o conflito avança.

Mesmo que não consiga separar a Ucrânia do Mar Negro, os ataques russos contínuos com mísseis em Odessa refletem a importância da cidade como um centro estratégico de transporte. Os militares russos atacaram repetidamente o aeroporto da cidade e alegaram que destruíram vários lotes de armas ocidentais.

Odessa também é uma importante porta de entrada para embarques de grãos, e o bloqueio da Rússia já ameaça o abastecimento global de alimentos. Além disso, a cidade é um patrimônio cultural, cara tanto para ucranianos quanto para russos, e atacá-la também carrega um significado simbólico.

Os combates na Ucrânia continuam no leste e no sul do país, mas a capacidade do exército ucraniano de resistir ao exército russo, maior e mais bem armado, começa a deixar as autoridades ucranianas mais otimistas. O ministro das Relações Exteriores do país pareceu sugerir que a Ucrânia país poderia expandir os objetivos para além de apenas empurrar a Rússia de volta para áreas que ele ou os aliados separatistas mantinham. Nos últimos dias, alguns contra-ataques já foram realizados.

Azovstal

Um dos exemplos mais dramáticos da capacidade da Ucrânia de não dar vitória fácil à Rússia está em Mariupol, onde combatentes ucranianos permanecem escondidos na usina siderúrgica de Azovstal, apesar do cerco que dura 11 semanas. O regimento de Azov, que defende o local, afirmou nesta terça-feira que os aviões de guerra russos continuam os bombardeios.

A situação dentro da usina é difícil de descobrir com clareza. Nos últimos dias, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Cruz Vermelha organizaram um de dezenas de civis que estavam dentro de Azovstal e chegaram a declarar que eram os últimos civis presos na usina. Entretanto, duas autoridades ucranianas voltaram a afirmar nesta terça-feira que cerca de 100 pessoas ainda estão no local. Outros disseram que era impossível confirmar essa informação. (Com agências internacionais).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha