Reino Unido aplica sanções contra filhas de Putin e Lavrov
A estimativa é de que as políticas empurrem a Rússia à mais profunda recessão desde o colapso da União Soviética
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Reino Unido aplicou nesta sexta-feira, 8, sanções contra filhas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e do ministro das Relações Exteriores do país, Sergey Lavrov, após os Estados Unidos anunciarem medidas semelhantes.
Em comunicado, o governo britânico informou que busca mirar no “luxuoso” estilo de vida do círculo íntimo do Kremlin. Katerina Vladimirovna Tikhonova e Maria Vladimirovna Vorontsova, filhas de Putin, e Yekaterina Sergeyevna Vinokurova, filha de Lavrov, estarão sujeitas a proibições de viagem e congelamento de bens, de acordo com a nota.
As ações foram coordenadas com a Casa Branca, em esforços para punir Moscou pela ofensiva militar empreendida na Ucrânia. De acordo com o governo, mais de US$ 275 bilhões em bens russos foram congelados desde o início da invasão. A estimativa é de que as políticas empurrem a Rússia à mais profunda recessão desde o colapso da União Soviética, com tombo projetado do Produto Interno Bruto (PIB) entre 8,5% e 15% este ano, ainda conforme o comunicado.
A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, afirmou que as sanções já dão resultado, mas defendeu que o Ocidente precisa aplicar ainda mais pressão contra o Kremlin. “Por meio do G-7, estamos trabalhando com parceiros para acabar com o uso da energia russa e abalar ainda mais a capacidade de Putin de financiar sua invasão ilegal e injustificada da Ucrânia”, disse.
Japão
O Japão anunciou nesta sexta-feira que vai banir importações de carvão da Rússia e expulsar oito diplomatas russos, em reação à invasão da Ucrânia por tropas de Moscou. O primeiro-ministro Fumio Kishida disse que o Japão também irá suspender importações de madeira, vodca e de outros bens russos, além de proibir novos investimentos japoneses na Rússia.
Além disso, o Japão irá ampliar sanções financeiras a bancos russos e congelar os ativos de cerca de mais 400 indivíduos e grupos, incluindo organizações ligadas às forças militares.
Em coletiva de imprensa, Kishida disse que a Rússia deve ser responsabilidade por “crimes de guerra” na Ucrânia, incluindo atrocidades contra civis e ataques a instalações nucleares.
“Estamos num momento crítico de nossos esforços para fazer a Rússia interromper essa cruel invasão e restaurar a paz”, disse Kishida. “Todo mundo, por favor, coopere.” O premiê disse ainda que o Japão vai estudar formas de reduzir sua dependência de outros produtos de energia da Rússia, incluindo o petróleo. Fonte: Associated Press.
Notícias mais lidas agora
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
Últimas Notícias
Pelo 8° dia consecutivo, Porto Murtinho é a cidade mais quente do país
Moradores de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, estão há oito dias consecutivos vivendo nas maiores temperaturas do país. Nesses dias, as máximas variaram entre 38,9°C e 41,2°C, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os dados mostram que são oito dias no topo do ranking de calor do Brasil. Na terça-feira (14),…
Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
Um acabou preso em flagrante com arma de fogo
BBB 25: Vitória Strada e Mateus se estranham e discutem: ‘Deixa eu falar’
Após Jogo da Discórdia, Vitória Strada e Mateus protagonizam desentendimento e trocam farpas na frente de outra dupla; entenda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.