Pular para o conteúdo
Mundo

Putin: sanções podem causar alta catastrófica no preço da energia

Países da União Europeia disseram que querem parar de usar gás russo
Agência Brasil -
FILE PHOTO: RussiaN President Vladimir Putin attends an event at the Novo-Ogaryovo state residence outside Moscow, Russia, July 23, 2020. Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY./File Photo/File Photo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou nesta sexta-feira (8) o Ocidente que as contínuas sanções contra a Rússia por causa da guerra na podem provocar aumentos catastróficos no preço da energia para consumidores do mundo inteiro.

Putin, que considera as sanções impostas à Rússia como uma declaração de guerra econômica, disse que o os apelos do Ocidente para reduzir a dependência da energia russa deixou os mercados globais “febris” com as altas do petróleo e do gás.

Os países da disseram que querem parar de usar gás russo, enquanto os líderes do Grupo dos Sete disseram na semana passada que querem explorar “tetos de preço” para combustível fóssil russo, incluindo petróleo.

“Sanções de restrições à Rússia causam muito mais danos aos países que as impõem”, disse Putin a líderes da indústria de petróleo e gás da Rússia, incluindo o executivo-chefe da Rosneft, Igor Sechin, e o vice-primeiro-ministro, Alexander Novak.

“Mais sanções podem levar a consequências mais severas –até catastróficas, sem exagero– ao mercado global de energia”.

A invasão da Rússia à Ucrânia iniciada em fevereiro e a imposição do Ocidente das mais severas sanções da história moderna minaram as suposições dos mercados de energia e commodities — e limitam o crescimento global.

A Rússia é a segunda maior exportadora de petróleo do mundo (atrás da Arábia Saudita), a maior exportadora de e a maior exportadora de trigo. A Europa importa cerca de 40% do seu gás e 30% do se petróleo da Rússia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cartao sus

Imigrante da Bolívia recebe cartão do SUS para atendimento eletivo em Corumbá

CNH sem autoescola? Governo estuda acabar com exigência de aulas para carteira de habilitação

Diretora de regulação da Agems é reconduzida ao cargo para mais quatro anos

Idosa morre em veículo após mal súbito na MS-162 em Dourados

Notícias mais lidas agora

Tapete cobrindo corpo, câmeras de segurança: o que se sabe sobre morta jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passo (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Comitiva que tenta barrar tarifaço se reúne com deputados e senadores nos EUA nesta terça

pastor legendarios se pronuncia sobre igreja catolica 3

Pastor do Legendários se pronuncia após Igreja Católica desaconselhar movimento

Últimas Notícias

Mundo

Ataque russo atinge prisão ucraniana e mata pelo menos 17 pessoas

Ao menos 42 detentos foram hospitalizados com ferimentos graves

Política

Senadora Tereza Cristina cobra Lula sobre tarifaço: ‘passou da hora’

Ela reforça que Lula deve entrar em contato com Trump

Esportes

Juventude AG de Dourados confirma vaga no Campeonato Estadual de Futsal

Competição começa em agosto e é classificatória para Copa do Brasil e Taça Brasil

Trânsito

Técnica de enfermagem morre em acidente na BR-060 em Sidrolândia

Vítima era passageira de veículo carregado com cigarros contrabandeados. Motorista foi preso