Pular para o conteúdo
Mundo

Presidente austríaco deve ganhar 2º mandato já no primeiro turno, neste domingo

O presidente liberal da Áustria está, segundo projeções, a caminho de conquistar um segundo mandato de seis anos neste domingo. Se o resultado se confirmar, ele evitaria um segundo turno após uma campanha na qual ele se colocou como uma opção estável em tempos incertos. As projeções feitas para a televisão pública ORF e a … Continued
Agência Estado -

O presidente liberal da Áustria está, segundo projeções, a caminho de conquistar um segundo mandato de seis anos neste domingo. Se o resultado se confirmar, ele evitaria um após uma campanha na qual ele se colocou como uma opção estável em tempos incertos. As projeções feitas para a televisão pública ORF e a Agência de Imprensa da Áustria indicam o presidente Alexander Van der Bellen com mais 55% dos votos. Bem mais da metade dos votos já estavam contados.

O rival mais próximo de Van der Bellen, o candidato de extrema direita do Partido da Liberdade, Walter Rosenkranz, deveria, segundo a pesquisa, obter cerca de 18% de apoio.

Havia sete candidatos na eleição deste domingo, mas Van der Bellen tinha o apoio implícito ou explícito dos principais partidos da Áustria.

Van der Bellen disse que, com as pesquisas pré-eleitorais dando a ele uma grande vantagem, ele temia que as pessoas não fossem votar.

“Nunca tivemos sete candidatos em uma eleição presidencial antes, e acho que nunca – pelo menos não consigo pensar em um exemplo – tivemos um ambiente em que as pessoas estão inseguras, onde o descontentamento com a política é alto. E você não sabe em que direção isso irá”, disse ele à ORF.

O presidente diz que a Áustria enfrenta “tempos muito difíceis”, com preocupações com a guerra na Ucrânia, fornecimento e preços de energia e um potencial ressurgimento da pandemia de coronavírus.

“Espero que haja uma espécie de fechamento das fileiras das forças construtivas nesta república para que possamos enfrentar esses problemas juntos”, disse ele.

Em 2016, Van der Bellen derrotou um candidato mais proeminente do Partido da Liberdade, Norbert Hofer, por 53,8% a 46,2% em um segundo turno que foi refeito por ordem do Tribunal Constitucional da Áustria.

O partido de Hofer alegou irregularidades de votação generalizadas no segundo turno inicial, meses antes, quando Van der Bellen venceu por um triz. A votação foi observada de perto em um ano que produziu a votação do Brexit no e a eleição de nos Estados Unidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática