Um peixe-lua gigante considerado como o peixe ósseo mais pesado do mundo foi encontrado no arquipélago de Açores, localizado em Portugal. Animal de 2.744 quilos estava morto quando avistado pelos pesquisadores. Ele flutuava perto da Ilha do Faial.

Apesar da descoberta ter sido em dezembro do ano passado, os detalhes só foram publicados recentemente pelo Journal of Fish Biology.

Peixe foi pesado com um dinamômetro de balança de guindaste — um dispositivo projetado para pesar cargas normalmente içadas por um guindaste — após ser levantado por uma empilhadeira.

A espécie tinha 3,25 metros de comprimento e 3,59 metros de altura. Medido em torno de seu centro (meio do corpo), tinha uma largura máxima de 86 centímetros, disseram os pesquisadores. O sexo não foi determinado.

(Foto: Atlantic Naturalist.ORG)

Análises constataram que a carcaça do animal é 400 quilos mais pesada do que o antigo recordista mundial para os peixes ósseos – um peixe-lua fêmea de 2.300 quilos, capturado em Kamogawa, no Japão, em 1996.

José Nuno Gomes-Pereira, principal autor do artigo e investigador da Associação Naturalista do Atlântico, disse à rede de notícias CNN na terça-feira que é triste “ver o animal nesta situação, pois deve ter sido um rei do mar aberto”.

O peixe-lua “tremendamente grande” foi enterrado no Parque Natural da Ilha do Faial.

Gomes ainda acrescentou que a descoberta é um “sinal de que os oceanos ainda estão saudáveis o suficiente para sustentar as espécies mais pesadas existentes, mas um alerta para mais conservação em termos de poluição e tráfego de barcos perto das ilhas oceânicas”.