Pular para o conteúdo
Mundo

Na ONU, China critica sanções contra a Rússia e encoraja diálogo ‘compreensivo’

O representante afirmou que a comunidade internacional "deveria contribuir" com as negociações entre Moscou e Kiev
Agência Estado -

Na avaliação do embaixador da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, as sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia não são efetivas para lidar com a na e geram problemas mais complexos, além de acelerar os reflexos do conflito. Os comentários foram feitos nesta terça-feira, 5, durante reunião do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas.

Zhang também encorajou “diálogos compreensivos” pelos Estados Unidos, Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e com a Rússia. O representante afirmou que a comunidade internacional “deveria contribuir” com as negociações entre Moscou e Kiev.

Em relação aos ataques em Bucha, o embaixador disse que as condições e causas devem ser confirmadas e averiguadas. Mais uma vez, Zhang defendeu que seu país busca um “único objetivo, que é promover a paz”.

O representante brasileiro na Organização das Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho, disse nesta terça-feira, 5, que o Conselho de Segurança da ONU está fracassando em estabelecer um diálogo entre Rússia e Ucrânia para uma solução pacífica. “O Conselho tem dever e responsabilidade de lidar com essas situação de maneira efetiva”, frisou Costa, em reunião do órgão.

Em seu discurso, o Brasil reiterou o pedido para que todas as partes envolvidas no conflito respeitem as leis internacionais humanitárias. Costa afirmou que nem a Assembleia Geral da ONU, nem o Conselho de Segurança devem ser “espectadores” do desastre atual.

“A comunidade internacional está testemunhando por tempo demais cenas de destruição em cidades que eram pacíficas”, disse Costa. “As pessoas estão em campos de batalha, sem comida, sem água e sem eletricidade”, enfatizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi multa diretor agetran paulo

Diretor da Agetran admite: não multa ônibus do Consórcio por superlotação, mas carros sim

Ação em Corumbá orienta população a como agir na presença de onças-pintadas

‘Metbala’: Anvisa proíbe fabricação e divulgação do gummy de tadalafila

Operação que mira organização criminosa do Espírito Santo apreendeu veículos e celulares em MS

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

ex-coordenador apae

STJ nega liberdade a ex-coordenador da Apae acusado de desviar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Mundo

Milei restringe imigração e permanência de estrangeiros na Argentina

País não permitirá quem tenha antecedentes criminais

MidiaMAIS

Salve o Vinil! Encontro de troca e venda reúne amantes do item nostálgico em Campo Grande

Evento acontece no próximo domingo (18), no Ramitas Cafés, em Campo Grande

Mundo

VÍDEO: Influencer mexicana é morta a tiros durante transmissão ao vivo no TikTok

Valeria Márquez, de 23 anos, foi baleada no peito e na cabeça

Polícia

Mulher que ajudou o filho a estuprar idosa é presa no interior de MS

Já o autor está preso desde a época dos fatos