Pular para o conteúdo
Mundo

Na COP-27, Ucrânia alerta que 20% de áreas protegidas estão em risco por invasão

As transformações do solo decorrentes de bombardeios, por exemplo, geraram um prejuízo de 37,8 bilhões de euros
Agência Estado -
Ucrânia
Foto: Reprodução/Redes sociais

Bem em frente ao colorido estande do na 27ª Conferência das Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP-27), o governo da ocupa um espaço cinza, no qual divulgou, no fim da tarde da segunda-feira, 14, os prejuízos ambientais já contabilizados desde o início da invasão russa ao país, em fevereiro deste ano. Na ocasião, o Ministério de Ambiental e Recursos Naturais falou da criação da Plataforma Global para Avaliação de Danos ao e ao Meio Ambiente decorrentes de ações militares no país, e da Iniciativa Rotas Verdes para Grãos, que vai buscar diversificar cadeias de suprimento sem gerar impactos ao clima ou ao meio ambiente.

A iniciativa para grãos prevê algumas “intervenções” em cada etapa da cadeia, como adoção de biofertilizantes, aumento da capacidade de transporte pelo Rio Danúbio, construção de ferrovias em conformidade com os padrões da União Europeia, início de programas de suporte para populações africanas de baixa renda, entre outros pontos.

Os prejuízos ambientais da invasão da Ucrânia pela Rússia abrangem maiores emissões de carbono, florestas, perda de biodiversidade e outros tópicos. As transformações do solo decorrentes de bombardeios, por exemplo, geraram um prejuízo de 37,8 bilhões de euros. Danos por poluição do ar, outros 25,5 bilhões de euros. Além disso, 20,5% das áreas protegidas do país correm risco, conforme a pasta.

A Ucrânia também calculou o efeito do conflito para as emissões de gases de efeito estufa. Até agora, os ataques já resultaram em emissões de 33 milhões de toneladas de CO2 equivalente (cálculo que abrange outros gases de efeito estufa). Para reconstruir a infraestrutura e as obras destruídas pela guerra, o país estima que serão liberados na atmosfera mais 49 milhões de toneladas. Pelo cálculo do governo ucraniano, em 214 dias de guerra, 279.795 explosivos foram detonados no país e 2,153 mil bombas foram lançadas de avião.

As florestas ucranianas também sofreram com o conflito. De acordo com dados apresentados pelo país na segunda-feira, 450 mil hectares de florestas estão ocupadas por forças russas ou em áreas de conflito. Outros 2,45 milhões de hectares foram liberados e precisam ser recuperadas. Ao todo, são dez parques nacionais, oito reservas naturais e duas reservas da bioesfera sob ocupação.

Fauna e flora tampouco deixam de sentir os impactos da guerra. São 600 espécies animais e 750 de plantas e fungos que se encontram em risco. Além disso, a Ucrânia contabiliza, desde fevereiro, a morte de 120 golfinhos no território ucraniano do Mar Negro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bruna Biancardi planeja terceiro filho com Neymar: ‘É que o temos em mente’

Homem pede socorro na casa de amiga após ser esfaqueado na cabeça e acusa ex-companheiro

Homem é esfaqueado nas costas e no pescoço ao separar briga em Campo Grande

EDITAL DE LEILÕES – IMÓVEL

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Onde assistir: Sábado tem três jogos do Brasileirão e final de campeonatos europeus

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Campo Grande recebe hoje o Festival Mexidinho com Maiara & Maraisa, Léo Santana e Cat Dealers

Neste sábado(17), Campo Grande (MS) será palco do Festival Mexidinho. O evento acontecerá no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês e vai reunir a dupla Maiara & Maraisa, o cantor Léo Santana e o duo eletrônico Cat Dealers. Misturando sertanejo, axé e música eletrônica, o festival promete agitar o público com uma programação diversa e … Continued

Política

Com sessão solene na Expoagro, Câmara homenageia nomes do agronegócio de Dourados

A Câmara Municipal de Dourados homenageou personalidades do agronegócio no município durante solenidade realizada na noite dessa sexta-feira (16) no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. A presidente do Legislativo municipal, Liandra Brambilla (PSDB) destacou a importância do setor para o desenvolvimento da cidade com geração de empregos. “É … Continued

MidiaMAIS

Maior que muito humano, tatu que se esconde em plantação é protegido até por gigante da celulose

Plantações de eucalipto são uma realidade em MS e podem virar corredores ecológicos para essas espécies

Cotidiano

Sábado será de sol em todo o Mato Grosso do Sul, aponta Inmet

Temperaturas não devem passar dos 34ºC