Gévin, célebre localizado em , decidiu remover a estátua de cera criada em 2000 para homenagear o presidente russo Vladimir Putin devido aos ataques à Ucrânia. A estátua foi transferida para um armazém até um novo aviso. Por hora, a estátua do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky está sendo cotada para substituir.

O diretor do museu explicou que essa foi a primeira vez que retiraram uma estatua. “Hoje não é mais possível apresentar um personagem como ele. Pela primeira vez na história do museu, estamos retirando uma estátua devido a eventos históricos em andamento”, disse Yves Delhommeau, diretor do museu, à rádio France Bleu.

Conforme a agência de notícia Reuters, antes mesmo que os responsáveis pela administração decidissem remover a estátua de cera do presidente russo, a mesma acabou sendo danificada por visitantes no último final de semana.

Conflito Rússia x Ucrânia

Na última quarta-feira (24) a Rússia iniciou uma operação militar de invasão à Ucrânia. Os dias estão sendo marcados por bombardeios, mortes e ameaças. Nesta terça-feira (1º) o conflito entrou no sexto dia e as forças russas tentam fechar o cerco.