Pular para o conteúdo
Mundo

Líderes ao redor do mundo lamentam morte da Rainha Elizabeth II

Autoridades de diferentes países e organizações lamentaram publicamente a morte da Rainha Elizabeth II, confirmada pelo Palácio de Buckingham nesta quarta-feira, 8. A monarca teve o reinado mais longo da história britânica e morreu aos 96 anos. Primeiro-ministro do Canadá, onde a rainha atuava como chefe de Estado, Justin Trudeau disse enviar seus melhores desejos … Continued
Agência Estado -
rainha
Rainha Elizabeth II (Foto: Divulgação, Casa Real)

Autoridades de diferentes países e organizações lamentaram publicamente a morte da Rainha Elizabeth II, confirmada pelo Palácio de Buckingham nesta quarta-feira, 8. A monarca teve o reinado mais longo da história britânica e morreu aos 96 anos.

Primeiro-ministro do Canadá, onde a rainha atuava como chefe de Estado, Justin Trudeau disse enviar seus melhores desejos para a família real. “Meus pensamentos e os pensamentos dos canadenses em todo o país estão com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II neste momento.”

“Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos”, escreveu o presidente da França, Emmanuel Macron, pelas redes sociais. “Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura em seu país e em seu século.”

Na Itália, o presidente Sergio Mattarella destacou a figura “excepcional” da monarca. O líder escreveu que ela será lembrada a sabedoria e “o altíssimo sentido de responsabilidade, expresso sobretudo na generosidade de espírito com que a Soberana consagrou a sua longa vida ao serviço dos cidadãos britânicos e da maior família da Commonwealth”.

Já o presidente da Comissão Europeia, Charles Michel, afirmou que seus pensamentos estão com a família real e com os que choram pela Rainha Elizabeth no e ao redor do mundo. “Uma vez chamada Elizabeth, a Firme, ela nunca deixou de nos mostrar a importância de valores duradouros em um mundo moderno com seu serviço e compromisso.”

Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres disse estar profundamente triste com a notícia da rainha, “admirada mundialmente por sua liderança e devoção”. “Ela era uma boa amiga da ONU e uma presença tranquilizadora durante décadas de mudança. Sua dedicação inabalável e ao longo da vida será lembrada por muito tempo.”

Presidente do Europeu (BCE), Christine Lagarde disse que Elizabeth II tem sido um “farol de estabilidade” que mostrou um “senso de dever infalível” durante seu reinado de 70 anos.

Na Casa Branca, assim que o anúncio foi feito, a secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre, lamentou a notícia. O presidente faria discurso sobre vacinas para covid-19 nesta tarde, mas cancelou o evento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contrato de pavimentação asfáltica é investigado em Campo Grande

gracyanne barbosa fez macumba para belo

Gracyanne fez macumba para Belo, afirma ex-assistente que ‘participou de tudo’

Analfabetismo de pessoas com deficiência é quatro vezes maior no país

UE adia regras de negociação bancária pela segunda vez, em espera por medidas dos EUA

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Desde 2022, MS teve 149 investigações de doenças respiratórias em aves

Governo publica novo decreto com recuo em aumento do IOF para fundos nacionais no exterior

Criminosos responsáveis por roubar diversos carros são presos em MS

Últimas Notícias

Polícia

Moradores do Jardim Colibri reclamam da queima de fios de energia roubados

Moradora entrou em contato com a reportagem para denunciar a queima dos fios

Cotidiano

Palavra mudou, mas ‘manicômios’ existem e exigem mobilização de psicólogos

Psicólogos realizaram ato no centro de Campo Grande sobre luta contra manicômios

Polícia

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão

Famosos

Carol Castro detona Virginia Fonseca como rainha da Grande Rio: ‘Não pode continuar’

Carol Castro não poupou críticas à escolha de Virginia Fonseca como a nova rainha de bateria da Grande Rio; saiba detalhes