Pular para o conteúdo
Mundo

Homem se torna 1ª pessoa sem doença terminal a morrer por eutanásia na Colômbia

Victor Escobar Prado morreu na sexta-feira (7), depois de uma luta de dois anos na Justiça para ter o pedido aprovado
Arquivo -
Victor Escobar Prado se despede de familiares antes de sua eutanásia
Victor Escobar Prado se despede de familiares antes de sua eutanásia

O caso aconteceu na Colômbia, e a morte do homem foi confirmada por seu advogado, Luis Giraldo Montenegro, pelas redes sociais. Victor morreu às 21h20 de sexta-feira (7) como era o seu desejo.

Em suas últimas horas de vida, Victor esteve com sua mulher, os quatro filhos e o advogado com quem teve seu último almoço. Em seguida, se reuniu com os jornalistas para falar um pouco sobre sua luta pelo direito à eutanásia.

Conforme apurado pelo portal Correio 24 horas, o colombiano tinha vários problemas de saúde após sofrer dois AVCs em 2007 e 2008. Ele também sofreu um acidente grave de carro há 36 anos, precisando passar por quatro cirurgias na coluna. Vivia com dificuldades de mobilidade, um lado do corpo paralisado, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar e ainda tinha e hipertensão. Ele descrevia seus últimos anos como de “sofrimento e dor”.

Essa é a segunda vez que o pedido de eutanásia é aceito sem o paciente estar em estado terminal. Antes de Victor, Martha Líria Sepúlveda, de 51 anos, tentou passar pelo procedimento sem estar em estado terminal, porém sua eutanásia foi suspensa horas antes do programado.

Direito

A eutanásia, ou morte assistida, é legalizada na Colômbia desde 1997. O país, aliás, foi o primeiro na América do Sul a legalizar o procedimento. Porém, a prática valia apenas para pacientes que tivessem doenças terminais, ou seja, seria uma forma de abreviar o sofrimento da pessoa em situação já irreversível, se assim fosse a decisão dela.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF sugere que armas de Anderson Torres sejam destruídas ou doadas para forças de segurança

Deputados da base do governo Lula são 56% das assinaturas pedindo urgência à anistia do 8/1

Orquestra Indígena de Mato Grosso do Sul realizará turnê musical em Portugal e Espanha

Trump: Imigrante preso em El Salvador não será liberto

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

luiza ribeiro cpi empresa relação

Precariedade com trabalhadores do Consórcio Guaicurus será levada a CPI, diz Luiza Ribeiro

Últimas Notícias

Polícia

Homem baleado durante briga em assentamento morre após 49 dias internado na Capital

O pai de Lucas também foi atingido pelos disparos

Polícia

Esteticista que atuava como biomédica é presa em clínica clandestina na Vila Piratininga

A mulher foi presa enquanto atendida pacientes na clínica

Cotidiano

De dependência a crise alérgica, especialista explica os perigos da automedicação

Embora seja um hábito recorrente e inocente, tomar medicamentos por puro achismo do paciente é extremamente perigoso, independentemente da idade

MidiaMAIS

24ª feira criativa ‘O Balaio’ abre inscrições para expositores em Campo Grande

Evento acontecerá no dia 11 de maio na Esplanada Ferroviária