O governo de Joe Biden, dos Estados Unidos, vai fornecer gratuitamente 400 milhões de máscaras N95 — as mais eficazes contra a disseminação do novo coronavírus, inclusive da variante ômicron — para os americanos a partir da próxima semana. O anúncio foi feito por uma autoridade da Casa Branca.

“Essa é a maior distribuição de equipamentos de proteção individual na história dos EUA”, disse um porta-voz do governo americano. A medida ocorre após Biden e sua equipe enfrentarem críticas por não estarem fazendo o suficiente para promover o uso de máscaras ou reforçar a testagem enquanto a variante Ômicron do coronavírus assola o país.

Em resposta às críticas e ao aumento de casos, os EUA têm disponibilizado testes gratuitos de covid e, a partir da próxima semana, fará a distribuição das máscaras N95. Serão liberadas três máscaras por pessoa. 

A apuração da CNN mostra que o país lida com o aumento de casos da com uma média de mais de 750.000 novas infecções por dia, e o uso de máscara já foi comprovado no combate a pandemia da Covid-19.

As máscaras faciais serão enviadas a farmácias e centros de saúde comunitários nesta semana, disse a Casa Branca, e os fabricantes dos EUA disseram que possuem o maquinário necessário para fabricar milhões de máscaras N95 a cada mês.

(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)