Um dia após a morte da rainha Elizabeth II, o rei Charles III fez seu primeiro discurso como rei nesta sexta-feira (9). O pronunciamento foi gravado e transmitido.

Assim, Charles renovou a promessa de servir que havia sido feita por Elizabeth II.

“Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo”.

“Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações.”

Charles relembrou a época que o mundo vivia quando sua mãe, Elizabeth, assumiu o trono. “Nos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma de muitas culturas e muitas fés. As instituições mudaram, e por meio das mudanças, a nossa nação, da qual tenho orgulho, prosperou. Nossos valores se mantiveram constantes”.

Conhecido pela filantropia, Charles comentou sobre as mudanças que adotará daqui para frente. “Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas”.

Por fim, disse que terá a mãe como exemplo e agradeceu todo o apoio. “Para minha querida mama, quando começa a sua última jornada, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência”.